Windows 11 receberá novo seletor de programas padrão

1 min de leitura
Imagem de: Windows 11 receberá novo seletor de programas padrão
Imagem: Windows Latest

A Microsoft está aos poucos aposentando todas as ferramentas que utilizam design com linhas duras, muitas delas ainda herança das primeiras versões do Windows. A nova build do Windows 11, disponível no canal Dev do Windows Insider, trouxe uma interface para selecionar os aplicativos mais de acordo com a identidade visual do novo sistema operacional.

Recentemente, o canal de desenvolvedores recebeu um Gerenciador de Tarefas completamente novo, com menus e ferramentas agrupados em abas laterias. Ao que tudo indica, a próxima atualização de interface será o Seletor de Aplicativos Padrão do sistema.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Seletor de Apps Padrão da versão pública do Windows 11 ainda é o mesmo do Windows 10Seletor de Apps Padrão da versão pública do Windows 11 ainda é o mesmo do Windows 10Fonte:  Tecmundo 


Cantos arredondados e modo escuro

As modificações de interface no Seletor são bem mais sutis, por se tratar de uma ferramenta que, além de mais simples, já passou por atualizações nos Windows 8 e 10. A UI simplificada, bem parecida com a da build pública do W11, segue a identidade visual do sistema com os cantos arredondados, mas finalmente recebe compatibilidade com modo escuro.

Nova versão do Seletor De Apps Padrão é compatível com modo escuroNova versão do Seletor De Apps Padrão é compatível com modo escuroFonte:  XDA Developers 

Essa novidade é muito bem-vinda, especialmente para usuários que dependem de muito tempo de tela e optam pelo Modo Escuro, mais por uma estratégia de poupar a vista do que uma opção estética.


Até então, mesmo com esse modo ativado, ao abrir alguma ferramenta do sistema, o usuário era apresentado a uma janela completamente branca. Além de não acompanhar o esquema de cores definido pelo usuário, essa mudança brusca pode inclusive agredir olhos mais sensíveis ou cansados.


Vale lembrar que nem sempre as novidades testadas no canal Dev do programa Windows Insider chegam às builds finais, e o usuário precisa, ao menos por enquanto, forçar a utilização da nova aparência através da ferramenta ViVeTool. Entretanto, por se tratar de uma atualização de interface, é bem provável que a nova UI esteja presente em alguma das atualizações previstas para 2022.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.