Google Drive sinaliza arquivos do macOS como ilegais

1 min de leitura
Imagem de: Google Drive sinaliza arquivos do macOS como ilegais
Imagem: App Store/Reprodução

O Google Drive está sinalizando de forma equivocada alguns arquivos “.DS_Store”, gerados pelo macOS, como documentos que violam a sua política de direitos autorais, conforme noticiou o BleepingComputer na sexta-feira (18). Relatos referentes ao problema têm surgido no Reddit, nos últimos dias.

Específicos do sistema operacional da Apple, os arquivos “.DS_Store” são gerados automaticamente pelo Finder, armazenando metadados e atributos que ajudam o programa a localizar informações sobre a pasta em que estão contidos. Geralmente ocultos, eles aparecem ao transferir arquivos .ZIP de um dispositivo da Maçã para o Windows ou outro sistema.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Trata-se de um arquivo semelhante ao “desktop.ini” e ao “thumbs.db”, ocasionalmente exibidos para usuários do sistema da Microsoft, dependendo das configurações do Explorador de Arquivos. Mas ao fazer o upload de arquivos e pastas no Google Drive, proprietários de Macs podem ser surpreendidos por uma notificação via e-mail da gigante das buscas.

Mensagem alertando sobre a suposta violação de direitos autorais do arquivo.Mensagem alertando sobre a suposta violação de direitos autorais do arquivo.Fonte:  Reddit/Reprodução 

Na mensagem, eles são avisados que um dos arquivos “.DS_Store” salvos em sua conta na plataforma “viola os Termos de Serviço da Google”. O e-mail é enviado após a varredura do upload feita pelo algoritmo do Google Drive, que recentemente ganhou melhorias para alertar sobre conteúdos suspeitos.

Erro do algoritmo

De acordo com a publicação, uma explicação plausível para o problema dos arquivos “DS_Store” no Google Drive estaria na correspondência errada de hashes entre os arquivos em questão e os de conteúdo protegido por direitos autorais. Após o conflito, o sistema identifica uma suposta violação.

Um erro do algoritmo parecido aconteceu em janeiro, quando arquivos contendo os números “0”, “1” “173” e outros, armazenados no serviço, foram sinalizados por violação de direitos autorais. Na ocasião, a empresa de Mountain View assumiu o erro e disse que ele afetou apenas um "pequeno número de usuários".

A companhia disse também que havia tomado medidas para evitar que o comportamento se repetisse, mas aparentemente ele voltou a acontecer.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.