Google Drive vai alertar usuários sobre 'conteúdos suspeitos'

1 min de leitura
Imagem de: Google Drive vai alertar usuários sobre 'conteúdos suspeitos'
Imagem: Unsplash

Malwares, vírus e outras ameaças virtuais podem estar escondidas em diferentes tipos de arquivos que recebemos diariamente, das mais variadas fontes. Com o objetivo de diminuir os riscos para os usuários, o Google Drive lançou um novo recurso de segurança nesta sexta-feira (21).

A partir de agora, o serviço de armazenamento na nuvem do Google irá alertar sobre a possibilidade de existirem ameaças disfarçadas de conteúdos legítimos em meios aos dados guardados na plataforma. Para tanto, a ferramenta vai vasculhar os arquivos antes da abertura, seja uma foto, texto, documento ou dados de qualquer tipo.

Caso encontre um “arquivo suspeito” após a varredura, o Drive emitirá um alerta em amarelo exibido no topo da página, informando sobre a possibilidade de se tratar de algo malicioso. Daí em diante, o usuário poderá decidir o que fazer, continuando com o download mesmo sabendo do risco ou removendo-o.

A notificação sobre a possibilidade de existir algum malware no arquivo aparece em destaque, no alto da página.A notificação sobre a possibilidade de existir algum malware no arquivo aparece em destaque, no alto da página.Fonte:  Android Police/Reprodução 

Esse tipo de aviso sobre conteúdos suspeitos já é utilizado por outros serviços, inclusive da própria gigante das buscas, como o Google Docs. Mais plataformas de armazenamento de arquivos também trazem funcionalidades parecidas, como o Dropbox e o MEGA, onde cibercriminosos costumam guardar malwares e ransomwares para suas campanhas maliciosas.

Lançamento gradual

O recurso de alerta sobre conteúdos suspeitos no Google Drive vai chegar a toda a base de usuários do serviço oferecido pela companhia de Mountain View. No entanto, nem todos terão acesso à funcionalidade de segurança de imediato.

Como se trata de um lançamento gradual, a previsão da big tech é de que a novidade esteja disponível para todos em até 15 dias.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.