Microsoft arruma bug de VPNs em atualização do Windows 11

1 min de leitura
Imagem de: Microsoft arruma bug de VPNs em atualização do Windows 11
Imagem: Pixabay

A Microsoft corrigiu nesta semana uma falha que afetou as conexões por redes virtuais privadas (VPNs) em várias versões do sistema operacional da empresa, incluindo o novo Windows 11. Segundo a documentação da própria empresa, o problema afetou principalmente o Vendor ID nas plataformas, mas os padrões Layer 2 Tunneling Protocol (L2TP) e Internet Key Exchange (IPSEC IKE) também apresentaram erros.

Com a falha, o usuário simplesmente não consegue se conectar via VPN, em especial no caso de usuários corporativos que precisam dessa ligação para trabalho remoto.

A mensagem de erro mais comum envolvendo o bug.A mensagem de erro mais comum envolvendo o bug.Fonte:  Bleeping Computer 

Apesar de não confirmada, a falha foi muito provavelmente gerada por alguma incompatibilidade após um pacote de atualizações da própria Microsoft, enviada agora em janeiro de 2022 como parte de um pacote Patch Tuesday de correções de vulnerabilidades.

O erro afeta computadores com Windows 11, Windows 10 e diferentes versões do Windows Server, valendo principalmente para a VPN embutida no sistema, mas com potencial para afetar também alguns clientes terceirizados. Além dessas falhas, o patch teria gerado diferentes problemas em controladores e na máquina virtual.

A recomendação é para que os usuários aceitem rapidamente a atualização, que começou a ser enviada para a comunidade em 17 de janeiro.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.