Wear OS receberá suporte a tela invertida para canhotos

1 min de leitura
Imagem de: Wear OS receberá suporte a tela invertida para canhotos
Imagem: Samsung

A nova versão do Wear OS 3 está introduzindo a funcionalidade de rotacionar a tela em 180°, possibilitando que usuários canhotos utilizem seus dispositivos vestíveis na mão direita com botões posicionados virados para o pulso, e não para o braço.

De acordo com resposta de um desenvolvedor da Google no fórum de suporte Google Issue Tracker, a opção de rotacionar a tela já está sendo implementada ao Wear OS 3. Entretanto, ao que tudo indica, a funcionalidade só estará disponível em dispositivos vestíveis novos, não chegando ao Samsung Galaxy Watch 4, por exemplo.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Google Issue Tracker: Fórum de report de problemas da GoogleGoogle Issue Tracker: Fórum de report de problemas da GoogleFonte:  Google 

A resposta oficial gerou revolta em alguns usuários, não por demorar para chegar, já que postagem original é de 2018, mas por introduzir a mudança de orientação apenas em smartwatches novos.

Maior precisão no acionamento de botões

Boa parte dos usuários canhotos já utilizam seus vestíveis no braço direito, mas com os botões virados na direção do braço, e não da mão, devido à orientação de tela travada. Apesar de parecer uma questão pequena, isso faz com que o usuário acione os botões principais de seu dispositivo com o polegar e não com o indicador.

Em smartwatches e smartbands mais simples, que contam com apenas um botão, essa questão é de fato menos problemática. Entretanto, em aparelhos com mais de um botão com funções específicas, utilizar o polegar é menos preciso e pode resultar em acionamento acidental de mais de uma tecla, ou mesmo da tecla errada durante uma atividade física mais intensa.

Galaxy Watch 4Galaxy Watch 4Fonte:  Samsung 

Vale reforçar que a resposta ao fórum afirma apenas que função estará disponível em breve, mas ainda não foram divulgadas as notas de atualização do sistema que incluem a funcionalidade. Sendo assim, ainda há a esperança que o modo canhoto apenas venha de fábrica em novos smartwatches, mas seja disponibilizada em outros aparelhos via patch de atualização.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.