Windows ganha opção de fixar apps na tela com Microsoft PowerToys

1 min de leitura
Imagem de: Windows ganha opção de fixar apps na tela com Microsoft PowerToys
Imagem: Microsoft
Avatar do autor

O conjunto de ferramentas para otimização da aparência, desempenho e funcionalidades do Windows conhecido como Microsoft PowerToys está recebendo uma atualização nesta semana, para incluir o solicitado recurso Always On Top, além de uma funcionalidade para pesquisa na web. Segundo divulgado no The Verge na segunda-feira (10), a versão 0.53.1 traz uma lista de correções de bugs, além de aperfeiçoamentos nas 12 ferramentas.

A ferramenta Always On Top, cujo nome é autoexplicativo, permite que qualquer aplicativo esteja sempre na frente dos outros, mesmo se o usuário alterar seu foco para outra janela. Apesar de muitos aplicativos já oferecerem suporte a essa função, o objetivo do PowerToys é assegurar que qualquer coisa possa ser fixada no display, o que se torna útil para aqueles aplicativos mais antigos que os operadores queiram manter em cima de outros nos monitores.

Para os gamers, o Always On Top PowerToy traz um botão de modo de jogo, para permitir que a jogatina possa ser executada – em tela cheia – por cima dos aplicativos fixados abertos. As configurações também incluem a capacidade de exibir uma borda colorida em volta de um aplicativo e também a emissão de um som assim que ele se "fixa". É também possível ativar a ferramenta através de uma combinação das teclas Windows + Ctrl + T.

Fonte: Microsoft/Reprodução.Fonte: Microsoft/Reprodução.Fonte:  Microsoft 

A segunda novidade no Microsoft PowerToys

A segunda novidade do conjunto de ferramentas do Windows é a de pesquisa na web no iniciador Run, parecida com o Spotlight da Apple, já criada pela Microsoft há quase dois anos. Integrada agora ao PowerToys, a funcionalidade permite buscas rápidas na web, entre aplicativos e arquivos do sistema operacional. Se o comando Executar não encontrar o recurso procurado, retornará a mensagem "o comando de ativação padrão para resultados da Web é ??".

A atualização também inclui um recurso específico para a comunidade de desenvolvedores de código aberto da Microsoft: o suporte para miniaturas de código G (da linguagem de programação G-code) no Explorador de Arquivos.

A nova versão 0.53.1 já pode ser baixada na página PowerToys GitHub da Microsoft ou na Microsoft Store, para Windows 10 e Windows 11.