Até o Samsung Galaxy S2 consegue rodar o Android 12

1 min de leitura
Imagem de: Até o Samsung Galaxy S2 consegue rodar o Android 12
Imagem: Google/Divulgação
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

Seria possível um celular lançado há mais de 10 anos rodar o Android 12? A resposta é sim, e o telefone é um Samsung Galaxy S2, que recebeu a geração mais recente do sistema operacional por meio de uma ROM customizada disponível no fórum XDA-Developers desde o final de dezembro.

Criada pelo membro da plataforma “rlNanDO”, a versão não oficial baseada na última geração do Android foi adaptada no LineageOS 19. O desenvolvimento da compilação está em andamento, mas mesmo assim vários recursos funcionam, como as conexões Wi-Fi e Bluetooth, a saída de áudio e o rádio FM.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Por outro lado, algumas ferramentas apresentam instabilidade, mas a promessa é de que correções podem chegar em breve, com a parceria de outros desenvolvedores. Uma delas é a câmera, que pode travar após a instalação do pacote, dificultando a gravação de vídeos, principalmente.

O Galaxy S2 tinha como um destaques a câmera de 8 MP.O Galaxy S2 tinha como um destaques a câmera de 8 MP.Fonte:  Samsung/Divulgação 

De acordo com o autor da façanha, a ROM com Android 12 para o Galaxy S2 permite utilizar o dispositivo como um telefone reserva em atividades básicas. Mas para tanto, é necessário que a operadora mantenha o suporte ao 3G ativo e o usuário não se importe com bugs e o desempenho reduzido por conta da idade do smartphone.

Aparelho foi lançado com Android 2.3.4

Apresentado em 13 de fevereiro de 2011 na Mobile World Congress (MWC) em Barcelona (Espanha), o S2 utilizado pelo programador é o modelo GT-i9100. Ele estreou com o Android 2.3.4 (Gingerbread), sendo atualizado depois para o Android 4.1.2 (Jelly Bean).

Interessados em testar o Android 12 no celular antigo da Samsung podem baixar a ROM customizada no fórum XDA, onde estão disponíveis todas as informações sobre a compilação.

Outros telefones da marca sul-coreana que receberam a versão mais nova do Android via ROM personalizada foram os modelos Galaxy S9 e Galaxy 9 Note. Apesar de mais recentes, eles ficaram fora da atualização oficial.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.