Galaxy S9 e Galaxy Note 9 recebem Android 12 via ROM customizada

1 min de leitura
Imagem de: Galaxy S9 e Galaxy Note 9 recebem Android 12 via ROM customizada
Imagem: Samsung/Divulgação
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

Os celulares Galaxy S9, Galaxy S9 Plus e Galaxy Note 9 não serão contemplados com a atualização para Android 12 oferecida pela Samsung. Mas de forma não oficial, esses dispositivos podem receber a nova versão do sistema da Google, a partir de uma ROM customizada, lançada na última semana.

A novidade chega por meio de uma compilação personalizada do ArrowOS baseada no Android 12, desenvolvida pelo membro do fórum XDA-Developers “king1990”. Com ela, os proprietários dos telefones que estrearam em 2018 têm a chance de experimentar as ferramentas presentes na geração mais recente do sistema, lançada em outubro do ano passado.

Essa ROM inclui boa parte dos recursos do novo Android, como o painel de privacidade aprimorado, permitindo controlar melhor os dados compartilhados. Os sofisticados widgets do software e a interface renovada do sistema são outros destaques do pacote.

O Galaxy Note 9 foi lançado em 2018 e atualizado até o Android 10.O Galaxy Note 9 foi lançado em 2018 e atualizado até o Android 10.Fonte:  Samsung/Divulgação 

Por outro lado, algumas funcionalidades estão desativadas no momento, como a criptografia do dispositivo e a transmissão por Wi-Fi, além de haver alguns problemas de compatibilidade afetando os serviços LTE avançados, segundo o XDA. A compilação ainda está em estágio inicial, com correções para esses bugs podendo chegar nas próximas semanas.

Riscos

Rodar o Android 12 em celulares antigos é algo tentador, mas a instalação de versões não oficiais do sistema é desaconselhada pela fabricante. O uso de ROMs desenvolvidas por terceiros pode trazer riscos à privacidade e outros problemas, principalmente pelas falhas contidas nelas.

Se mesmo assim você quiser testá-la, faça um backup dos dados antes de iniciar o procedimento e confira os requisitos para instalação no fórum XDA. Conforme a publicação, esta compilação não é compatível com os telefones Galaxy S9 e Note 9 equipados com processadores Snapdragon.

Vale ressaltar que esses aparelhos rodam atualmente o Android 10 e ainda recebem atualizações de segurança.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.