Conheça o FLauncher, que permite personalizar o Android TV

1 min de leitura
Imagem de: Conheça o FLauncher, que permite personalizar o Android TV
Imagem: Google/Divulgação

A interface do Android TV foi atualizada no início de dezembro, apresentando uma série de modificações na tela inicial do sistema, o que desagradou a alguns usuários. Para quem não se adaptou às mudanças, há uma série de iniciadores de apps alternativos, como é o caso do FLauncher.

Lançada em dezembro, a interface de código aberto foi inspirada nas primeiras versões da plataforma do Google para smart TVs, que eram mais minimalistas, sem contar com recomendações, anúncios e outros recursos disponibilizados atualmente. A ideia é tornar mais simples o acesso aos apps que você quer abrir ao ligar o televisor.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Desenvolvido com a Flutter, estrutura do Google para a criação de apps de plataforma cruzada, o projeto possibilita organizar os apps da TV em categorias personalizáveis, modificar o papel de parede e escolher entre a exibição por linha ou grade, entre outras funções. O software ainda tem opções para ocultar e desinstalar apps com facilidade.

Personalize a tela inicial do Android TV com o FLauncher, deixando-a mais simples.Personalize a tela inicial do Android TV com o FLauncher, deixando-a mais simples.Fonte:  Google Play Store/Reprodução 

O novo FLauncher também inclui atalhos para exibir as informações de cada app instalado e para as configurações do sistema. Outro destaque é a possibilidade de mostrar, na tela inicial, apps e jogos que não foram feitos originalmente para TVs, uma limitação existente na interface oficial do Android TV.

Disponível na Play Store

Interessados em substituir a interface do Android TV pelo FLauncher podem baixar o app gratuitamente na Google Play Store. Segundo o desenvolvedor responsável pelo projeto, Étienne Fesser, o iniciador ainda está em fase de testes e pode apresentar instabilidade em alguns momentos.

O aplicativo, que também funciona no Chromecast com Google TV, só oferece suporte para o idioma inglês, neste momento. Porém, o usuário consegue editar os nomes das categorias criadas, colocando-as em português.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.