Windows 11 está deixando alguns SSDs NVMe lentos

1 min de leitura
Imagem de: Windows 11 está deixando alguns SSDs NVMe lentos
Imagem: Microsoft

De acordo com usuários no Reddit e nos fóruns da Microsoft, o Windows 11 está fazendo com que alguns SSDs NVMe fiquem bem mais lentos, com velocidades de escrita até 48% menores. Alguns dos relatos são de quando o novo sistema ainda estava em preview.

Apesar de o Windows 11 já ter sido lançado oficialmente para o público geral, ele continua a apresentar alguns problemas de desempenho. Testes utilizando o CrystalDiskMark e AS-SSD apontam que o parâmetro mais prejudicado é o de operações de escrita não sequencial.

Testes comparativos do Samsung 980 de 1TB no Windows 10 e Windows 11 utilizando AS-SSDTestes comparativos do Samsung 980 de 1 TB no Windows 10 e Windows 11 utilizando AS-SSDFonte:  XDA Developers 

Em um primeiro teste, o SSD Samsung 980 apresentou velocidades de escrita não sequencial de 1601,03 MB/s no Windows 10 e apenas 911,29 MB/s no Windows 11. O problema de desempenho já vinha sendo relatado por usuários que participam do programa de testes Windows Insider e, aparentemente, continuam afetando tanto modelos PCI Express 4.0 quanto drives mais antigos.

VBS colabora para problema, mas tem mais

Um dos fatores que aparentemente afeta o desempenho é o virtualization-based security (VBS), que também afeta a performance em jogos. Entretanto, mesmo desativando o VBS o ganho de velocidades ainda não chega ao desempenho dos mesmos drives no Windows 10, sugerindo que o sistema de segurança não seja o principal responsável.

Uma postagem recente sugere que a nova build 22000.348, liberada em 22 de novembro, melhorou um pouco o resultado, mas ainda não resolveu o problema.

Benchmark do Samsung 980 Pro de 2TB utilizando CrystalDiskMarkBenchmark do Samsung 980 Pro de 2TB utilizando CrystalDiskMark.Fonte:  Fórum de Suporte Microsoft 

Vale lembrar que as primeiras versões de novos sistemas quase sempre carregam instabilidades e podem se tornar um incomodo para usuários mais leigos, e o suporte oficial do Windows 10 vai até outubro de 2025.

Sendo assim, mesmo que a migração para o novo sistema já esteja disponível, é recomendado aguardar alguns meses até que esse e outros problemas identificados sejam resolvidos.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.