Duolingo: aulas de coreano viram sucesso por causa de Round 6

2 min de leitura
Imagem de: Duolingo: aulas de coreano viram sucesso por causa de Round 6
Imagem: Duolingo
Avatar do autor

Assim como a plataforma de streaming de música Spotify, o serviço de cursos de idiomas Duolingo lançou uma retrospectiva de 2021 com base nas atividades de cada usuário. A parte mais interessante é o sucesso de idiomas como o coreano, que ganharam a atenção de usuários por causa de séries como Round 6 e sucessos do TikTok.

Com a retrospectiva, a comunidade vê em detalhes como foi o progresso ao longo do ano no aprendizado de diferentes línguas, além de saber qual é o estilo de aluno de cada um — alguém que faz intensivos de aulas quando arranja um tempo livre ou prefere atividades curtas diariamente, por exemplo.

A retrospectiva deve aparecer nas telas iniciais do aplicativo do Duolingo para quem é cadastrado e ativo na plataforma.

2021 em aulas do Duolingo

Além disso, a plataforma também divulgou um relatório geral sobre as atividades favoritas do público no serviço.

Um dos destaques foi o crescimento da procura por idiomas da região asiática. O motivo é não apenas curiosidade ou crescimento profissional, mas motivação por consumo de produtos culturais ou produtores de conteúdo em redes sociais. Ao todo, 29% dos entrevistados pela pesquisa disseram ter escolhido um idioma para aprender com base no que viam pelo TikTok.

O segundo idioma mais procurado em alguns dos países que mais usam a plataforma.O segundo idioma mais procurado em alguns dos países que mais usam a plataforma.Fonte:  Duolingo 

O japonês passou o italiano e agora é o 5º idioma mais popular da plataforma, enquanto o chinês alcançou a oitava colocação. Já o coreano virou "o idioma de crescimento mais rápido" em países como Índia, Alemanha e Brasil, motivado por sucessos como Round 6, grupos de k-pop e produções como k-dramas.

Top 10 de idiomas mais buscados

  1. Inglês
  2. Espanhol
  3. Francês
  4. Alemão
  5. Japonês
  6. Italiano
  7. Coreano
  8. Chinês
  9. Russo
  10. Português

Por aqui, além de japonês e coreano, o destaque vai também para o turco, outro idioma cujo aprendizado foi motivado pelo consumo de novelas.

No ranking geral, cada vez mais línguas de menor alcance são procuradas — caso do guarani, idioma originalmente indígena que virou o segundo mais procurado do Paraguai.

Já a "frase do ano" do Duolingo é "eu estou mentalmente exausto", identificada principalmente no curso de japonês e que representa bem o cansaço dos alunos no segundo ano de pandemia da covid-19.

News de tecnologia e negócios Deixe seu melhor e-mail e welcome to the jungle.