Veja como mudar a voz do Google Assistente

3 min de leitura
Imagem de: Veja como mudar a voz do Google Assistente
Imagem: Shutterstock/Metamoworks

Os dias de assistentes virtuais robóticos e monótonos estão desaparecendo. As vozes que dão personalidade à Inteligência Artificial (IA) estão ficando com mais nuances, realistas e reconhecíveis a cada atualização.

Com a Alexa e o Amazon Echo no mercado, não é surpresa que o gigante da tecnologia Google esteja buscando mais funcionalidades para continuar competitivo, como mandar mensagem de áudio pelo WhatsApp.

Em inglês, o assistente virtual da empresa, apropriadamente chamado de Google Assistant, atualmente tem dez vozes para escolher (cinco masculinas e cinco femininas), além de opções dubladas por famosos.

Em português, não há muita escolha, mas a big tech lançou uma nova voz masculina e, provavelmente, terá mais maneiras de personalizar seus dispositivos em breve. As opções são oferecidas nas cores laranja e vermelha, para evitar estereótipos de gênero.

A empresa responsável pelo desenvolvimento da nova voz é a DeepMind, empresa de IA do grupo Alphabet. Diferentemente da primeira voz disponível, que foi dublada, a nova opção foi realizada totalmente por algoritmos usando a tecnologia WaveNet.

Como alterar a voz do Google Assistente

Google Assistente tem cada vez mais novas funcionalidades para seus usuários. (Fonte: Shutterstock/Metamorworks)Google Assistente tem cada vez mais novas funcionalidades para seus usuários. (Fonte: Shutterstock/Metamorworks)Fonte: Shutterstock/Metamorworks

Os novos usuários do Google Assistente em português poderão receber qualquer uma das duas vozes disponíveis, que serão distribuídas de forma aleatória e com proporção igual. Se você não ficou contente com a voz atribuída, ou simplesmente deseja mudar a voz para quebrar a monotonia, basta seguir os passos abaixo.

Como mudar a voz do seu Google Assistente em dispositivos Google

Vá até o final da lista para encontrar a opção de mudar a voz do assistente do Google. (Fonte: Google/Reprodução)Vá até o final da lista para encontrar a opção de mudar a voz do assistente do Google. (Fonte: Google/Reprodução)Fonte:  Google/Reprodução 

Além dos celulares e tablets, outros dispositivos da Google, como Nest ou Home, podem ser acionados por comandos de voz. A alteração da voz pode ser realizada a partir de um único dispositivo, mas passa a valer para os equipamentos conectados à mesma conta.

1. Abra o aplicativo Google Home em um smartphone ou tablet, certificando-se de que você está conectado à conta do Google correta no aplicativo. (Se você configurou seus dispositivos Google através deste aplicativo, a conta já deve estar configurada e pronta para uso.).

2. Toque no ícone do usuário no canto superior direito da tela.

3. Toque em “Configurações do assistente”.

4. Toque em “Voz do Assistente” (última opção apresentada no menu vertical).

5. Isso abrirá um menu com as duas vozes disponíveis. Encontre um de que goste e selecione-o.

6. Após seguir essas etapas, a voz do Google Assistente deve ser alterada em todos os dispositivos conectados a essa conta do Google.

Como alterar a voz do seu Google Assistente em um telefone Android

Ao tocar na cor da voz, um áudio será reproduzido para conferir a opção selecionada. (Fonte: Google/Reprodução)Ao tocar na cor da voz, um áudio será reproduzido para conferir a opção selecionada. (Fonte: Google/Reprodução)Fonte:  Google/Reprodução 

Em telefone com o sistema operacional Android, o assistente de voz já vem instalado de forma nativa. Para mudar a voz do Google Assistente, as seguintes ações devem ser realizadas:

1. Pressione e segure o botão “Home”.

2. No canto inferior direito, toque no ícone da pequena bússola.

3. Toque no ícone do usuário no canto superior direito da tela.

4. Toque em “Configurações do assistente”.

5. Digite “assistente”.

6. Toque em “voz do assistente”.

7. Escolha a voz na lista de opções.

Como trocar a voz do seu Google Assistente em um iPhone

Apesar de a Siri ser o assistente de voz da Apple, é possível instalar o Google Assistente em iPhones e iPads. (Fonte: Pixabay/JESHOOTS-com/Reprodução)Apesar de a Siri ser o assistente de voz da Apple, é possível instalar o Google Assistente em iPhone e iPad. (Fonte: Pixabay/JESHOOTS-com/Reprodução)Fonte:  Pixabay/JESHOOTS-com/Reprodução 

Os dispositivos da Apple, como iPhone e iPad, não vêm com o Google Assistente de forma nativa, mas ele pode ser facilmente instalado baixando o aplicativo na App Store. Uma vez instalado, para escolher a voz do assistente virtual basta seguir os passos abaixo:

1. Abra o app Google Assistente.

2. Toque no ícone do usuário no canto superior direito da tela.

3. Toque em “Assistente de Voz”.

4. Escolha a voz na lista de opções.

Como modificar a voz usando o próprio Google Assistente

O jeito mais prático de mudar a voz do Google Assistente é usando o próprio serviço de Inteligência Artificial. (Fonte: Google/Reprodução)O jeito mais prático de mudar a voz do Google Assistente é usando o próprio serviço de Inteligência Artificial. (Fonte: Google/Reprodução)Fonte:  Google/Reprodução 

Se você está utilizando o Google Assistente em um smartphone e tablet, poderá alterar a voz com um comando bem simples e sem utilizar as mãos. Basta dizer “OK, Google, mudar a voz do Assistente” e será apresentada a tela de configurações. Então é só escolher entre a voz laranja ou a voz vermelha.

Qual nova voz você gostaria?

Apesar de oferecer ainda apenas duas opções no Brasil, o objetivo do Google é deixar seu assistente cada vez mais personalizado, o que gera a expectativa de novas vozes para os usuários falantes de português, como acontece no inglês com pessoas famosas dublando a IA. Você já pensou em alguma voz que gostaria de utilizar em seu Google Assistente?

23% off
Imagem: Google Chromecast 3, Full HD
Imagem: Tecmundo Recomenda

Google Chromecast 3, Full HD

O dispositivo de transmissão multimídia da Google que funciona em qualquer TV ou monitor com entrada HDMI. Nada melhor para você espalhar a tela do seu smartphone ou o seus conteúdos.

R$ 259,90

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.