Se a Alexa já era parte da família, agora ela poderá participar de todas as conversas na casa, sem que as pessoas precisem “autorizá-la”, dizendo a todo instante a palavra de ativação. Anunciado no evento de outono da Amazon no final de setembro, o recurso passou a ser implantado na quinta-feira (18), através do “modo de conversação” presente nos dispositivos Echo Show 10 de terceira geração, segundo a empresa.
De acordo com a Amazon, o recurso foi construído com base em princípios de Inteligência Artificial (IA) para fazer com que a assistente virtual soe como uma pessoa natural, o que inclui respirar, mudar o tom de voz e até ressaltar a pronúncia de determinadas palavras. Quando estiver no atual modo de conversação, Alexa fará uma pausa se for interrompida por alguém.
Nossos vídeos em destaque
Para se engajar normalmente em um bate-papo familiar, a IA da Alexa usará várias pistas visuais e acústicas para saber quando alguém está dirigindo a palavra para ela (em direção ao Echo Show 10). Ao "perceber" isso, a assistente irá formular uma resposta com base no contexto do que está sendo falado. A Amazon ainda trabalha para que essas respostas sejam cada vez mais rápidas, além de um recurso para interromper pessoas, dizendo "É isso!".
Como ativo a conversação natural com a Alexa?
Fonte: Amazon/Divulgação.
O novo Modo de Conversação, que deverá estar presente no Echo Show 10 de terceira geração nas próximas semanas, é um recurso opcional, o que significa que você tem que ativá-lo se desejar, dizendo: "Alexa, participe desta conversa". A partir daí, qualquer pessoa presente poderá dirigir a palavra à assistente de voz, bastando olhar diretamente para a tela do smart display.
Para excluir Alexa da conversa, é só dizer "saia desta conversa" ou desligar o microfone ou a câmera. A própria assistente sairá "sozinha" do bate-papo se não houver nenhuma interação com ela durante um período de tempo.
)
)
)
)
)
)
)