WhatsApp ganhará dois novos apps para Windows e macOS

1 min de leitura
Imagem de: WhatsApp ganhará dois novos apps para Windows e macOS
Imagem: Reprodução/Aggiornamenti Lumia
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.
Avatar do autor

Nesta semana, uma versão beta do WhatsApp que utiliza a Plataforma Universal do Windows, sigla UWP em inglês, foi identificado na Microsoft Store. O novo serviço oferece uma interface  diferente do programa para desktop atual e suporte nativo para o uso sem a necessidade de um celular conectado à internet

Além disso, o WABetaInfo confirmou que um novo aplicativo da rede social está sendo desenvolvido para macOS Catalyst, que permite a transição de serviços do iPad para computadores. A novidade terá aparência similar ao app dos tablets que foi identificado em agosto, mas contará algumas melhorias de interface para se adaptar à exibição em desktop. Ainda não há uma data de lançamento para esta variante.

Novo WhatsApp UWP

O app de desktop do WhatsApp atual é baseado na versão para web e utiliza a framework Electron. Com a iniciativa UWP, que consegue funcionar no Windows 10, 11 e no Xbox, a interface adota elementos de design do novo sistema operacional (SO) com janelas que simulam o acrílico, abandonando o verde "tradicional" da marca, e bordas arredondadas no Windows 11.

Interface no Windows 11; a variante para Windows 10 não possui bordas arredondadasInterface no Windows 11; a variante para Windows 10 não possui bordas arredondadasFonte:  Reprodução/Aggiornamenti Lumia 

Além disso, um novo botão de "Desenho" foi introduzido nas opções de conversa. O atalho permite fazer rabiscos em uma tela branca com o mouse ou com o dedo em telas touch.

Novo recurso que permite desenhos como mensagensNovo recurso que permite desenhos como mensagensFonte:  Reprodução/ Aggiornamenti Lumia 

Ademais, notificações finalmente funcionarão mesmo se o programa estiver fechado. Opções de configuração do software mobile também são oferecidas com adaptações para o Windows. É possível, por exemplo, definir se o software será aberto após a inicialização do SO, mudar quais tipos de arquivos serão baixados automaticamente e até estabelecer sons de notificações para indivíduos ou grupos.

É importante ressaltar que a novidade ainda está em beta, deve passar por um período de testes antes do lançamento oficial e não conta com todos os recursos, como figurinhas. Contudo, o serviço já pode ser baixado na Microsoft Store do Windows 10 e 11 e tem um botão dedicado a feedbacks. Após a instalação, siga as instruções na tela para realizar o pareamento inicial com a conta no celular.