RG Digital: veja como funciona app utilizado na Paraíba

1 min de leitura
Imagem de: RG Digital: veja como funciona app utilizado na Paraíba
Imagem: RG Digital PB/Google Play

A ideia de uma versão digital da carteira de identidade (RG) não é nova. O Decreto nº 9.278, de 2018, previa o funcionamento de um modelo unificado a partir de 1º de março de 2019. No entanto, face a dificuldades dos órgãos de identificação civil, a data foi adiada, primeiramente para 2020, mas aí veio a pandemia e a data mudou para 2021. A data-limite mais recente, fixada pelo Decreto nº 10.636, de fevereiro passado, é 1º de março de 2022.

Embora ainda não emitido exatamente nos padrões previstos pelo decreto de 2018, alguns estados saíram na frente dessa “corrida” pela digitalização, emitindo antecipadamente os seus RGs em versão digital via app, já com a agregação de diversas informações. Um desses estados, a Paraíba, já teve mais de 10 mil downloads do seu app RG Digital Paraíba, na Google Play e na App Store.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

A Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social da Paraíba começou a disponibilizar o novo modelo de identidade biométrica – o RG Digital – em junho deste ano. Desenvolvido pela empresa paraibana Vsoft, o app transforma o documento físico de identificação (que já possua o QR Code impresso) em um documento digital, que fica disponível no celular do cidadão.

Como funciona o RG Digital na Paraíba?

Fonte: Vsoft/DivulgaçãoFonte: Vsoft/DivulgaçãoFonte:  Vsoft 

A partir de um RG físico emitido na Paraíba, e com o QR Code impresso, a pessoa deve utilizar o app RG Digital Paraíba baixado da loja para escanear o código do RG com a câmera do smartphone, responder a algumas perguntas pessoais e tirar uma selfie (que será comparada com a que foi tirada na emissão do documento físico). Feito isso, será gerada automaticamente a versão digital do RG, que ficará hospedada dentro do celular.

Para facilitar a implantação da funcionalidade, a Paraíba tem emitido 30 mil RGs mensais em média. Todos os municípios utilizam a captura de dados biométricos e de fotos no padrão internacional ICAO.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.