Como fazer a Identidade Digital — DNI

2 min de leitura
Imagem de: Como fazer a Identidade Digital — DNI
Imagem: DNI

Cada vez mais as pessoas querem ter tudo na palma da mão, ou melhor dizendo, no celular. Com a velocidade do desenvolvimento tecnológico, essa possibilidade está crescendo a passos largos em todo o mundo. Já são contas de banco, carteira de motorista, assistência médica, entre outros na tela do seu smartphone.

DNI (Documento Nacional de Identificação)Documento Nacional de Identificação (DNI).Fonte:  Reprodução / DNI 

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Uma nova possibilidade é o Documento Nacional de Identificação (DNI), que reúne o CPF, a Certidão de Nascimento e o Título de Eleitor em um único documento. O DNI é gerado por um aplicativo gratuito, disponibilizado pelo Governo Federal e que pode ser utilizado em smartphones e tablets com sistemas Android e iOS.

O documento digital tem a mesma validade dos impressos, podendo facilitar a vida do cidadão. Mas para tirar o DNI é necessário ter realizado o cadastro da biometria em um cartório eleitoral. Caso não tenha feito, fique tranquilo que também explicaremos como proceder.

1. Como realizar a biometria?

Para tirar o DNI é necessário ter feito a biometria no cartório eleitoral. Caso ainda não tenha feito, basta acessar o site da Justiça Eleitoral, clicar no seu estado e seguir os passos indicados. Você será levado para uma tela de agendamento.

Clique no seu estado para realizar o agendamento da biometriaClique no seu estado para realizar o agendamento da biometria.Fonte:  Justiça Eleitoral 

Vale lembrar que a marcação de datas para realizar a biometria está paralisada, devido às eleições municipais. Logo após o exercício de cidadania, o sistema estará apto a realizar novamente o processo.

2. Como gerar o DNI?

Se você já fez o cadastro da biometria, basta seguir os passos a seguir. Antes de prosseguir é importante saber que será necessário fazer um processo virtual e outro pessoal.

A primeira etapa consiste em realizar um pré-cadastro no aplicativo. A validação do restante precisa ser feita de forma presencial, em um dos postos de atendimento indicados após o cadastro.

Pré-cadastro para gerar o DNI (Documento Nacional de Identificação)Pré-cadastro para gerar o DNI.
Fonte:  DNI 

1. Baixe o aplicativo e escolha entre as opções Android ou IOS.

2. Após instalá-lo, faça o pré-cadastro e compareça pessoalmente a um dos postos de atendimento indicados no aplicativo.

3. No posto de atendimento, serão validados os dados biométricos com base na análise de impressões digitais e fotografias do emitente do DNI.

4. Caso as informações sejam confirmadas pela Justiça Eleitoral, o cidadão poderá emitir o DNI a partir do smartphone ou tablet.

O DNI foi aprovado pelo presidente Michel Temer, em fevereiro de 2018, com o intuito de reunir diversos registros civis em um único documento, com validade em todo o território nacional. A nova identificação dispensa a apresentação de outros papéis, como CPF, certidão de nascimento, casamento ou título de eleitor.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.