Siri: atualização remove comandos usados por deficientes visuais

1 min de leitura
Imagem de: Siri: atualização remove comandos usados por deficientes visuais
Imagem: Apple/Divulgação
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

O lançamento do iOS 15 trouxe diversas novidades em relação à Siri. No entanto, a assistente virtual parece ter perdido importantes funções de acessibilidade para donos de iPhone com visão reduzida ou cegos.

Na última semana, diversos comandos de voz que fornecem detalhes sobre chamadas telefônicas, correios de voz e envio de e-mails deixaram de funcionar. Aparentemente, as ações mais populares foram removidas pela Apple.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Sem certos comandos da Siri, usuários deficientes não conseguem usar os dispositivos.Sem certos comandos da Siri, usuários deficientes não conseguem usar os dispositivos.Fonte:  Apple/Divulgação 

Segundo MacRumors, a página recebeu vários e-mails de deficientes visuais e parentes em busca de ajuda para o uso da assistente nos iPhones. O problema também foi um assunto recorrente no AppleVis, fórum dedicado a usuários cegos da marca.

Os relatos revelam que, após a atualização para o iOS 15, a Siri passou a não obedecer a determinadas ações de acessibilidade. Por exemplo, comandos como “Cheque meu histórico de ligações” ou “Quem me ligou?” não são atendidos pela inteligência artificial.

Então, quando o usuário pede para verificar quem ligou recentemente, a assistente diz que não pode realizar essa tarefa. Em seguida, ela sugere que a pessoa peça para abrir o aplicativo Telefone e visualize as informações.

Em outros casos, a Siri atende ao pedido para reproduzir apenas a mensagem mais recente do correio de voz ou de um contato específico. Contudo, a assistente não consulta e lê a lista de todas as mensagens que estão disponíveis.

Problema presente no iOS 14

Muitos usuários revelam que os comandos também parecem terem sido removidos dos dispositivos com iOS 14. Algo que faz o problema não ser uma exclusividade do iOS 15.

Segundo os membros do AppleVis, o suporte da Apple já foi comunicado sobre o possível bug e está ciente do caso. Portanto, é possível que uma nova atualização possa corrigir a funcionalidade ou trazer de volta os recursos tão importantes.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.