Apple explica como rodar apps a 120 Hz na tela do iPhone 13 Pro

1 min de leitura
Imagem de: Apple explica como rodar apps a 120 Hz na tela do iPhone 13 Pro
Imagem: Apple
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

Na sexta-feira (24), um dos recursos exclusivos do iPhone 13 Pro e do Pro Max mais destacados pela Apple – o ProMotion –, que permite telas com alta taxa de atualização de até 120 Hz, foi objeto de intensa polêmica. Ao receber os seus iPhones novinhos, alguns desenvolvedores argumentaram que, embora os aplicativos originais da Maçã estejam na taxa prometida, os deles se limitavam aos antigos 60 Hz.

Questionada pelo site AppleInsider, a gigante de Cupertino confirmou que os benefícios do ProMotion também são estendidos aos apps de terceiros, mas que é necessário que os desenvolvedores adicionem uma entrada plist (lista de propriedades) para que seus softwares consigam rodar com a fluidez máxima do display do celular. A Apple também anunciou uma atualização em sua documentação de desenvolvedor sobre o ProMotion e disse que vai aprimorar o iOS 15 para evitar problemas com o uso da função em apps de terceiros.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fonte: Apple/DivulgaçãoFonte: Apple/DivulgaçãoFonte:  Apple 

Como aplicativos de terceiros poderão rodar a 120 Hz?

Sob o título "Otimizando as taxas de atualização do ProMotion para iPhone 13 Pro e iPad Pro", a fabricante não apenas atualizou a documentação do desenvolvedor da estrutura Core Animation, como explicou a necessidade do arquivo plist para que o software consiga determinar quais apps podem ter acesso a taxas maiores. Essa ação, segundo a Apple, é fundamental para que o iOS economize a vida útil da bateria.

A explicação para o ProMotion não rodar os apps em sua configuração original é que "o sistema isola a taxa de atualização real do ProMotion de seu aplicativo". Isso porque, diferentemente das telas comuns, a taxa de atualização do ProMotion não necessariamente coincide com o processo de renderização. Assim, a orientação é: "Use taxas de atualização mais baixas sempre que possível para economizar energia".

Como a implantação da tela ProMotion de comutação dinâmica só foi oficializada durante a apresentação dos novos iPhones, os criadores de aplicativos não tiveram tempo hábil (ou orientação necessária) para adaptar os seus aplicativos à nova tecnologia.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.