Chromecast com Google TV ganha Android 11 graças ao LineageOS 18.1

1 min de leitura
Imagem de: Chromecast com Google TV ganha Android 11 graças ao LineageOS 18.1
Imagem: Google

Para quem é fã do visual das notificações e demais novidades do Android 11, lançado em setembro do ano passado, o sistema operacional gratuito LineageOS 18.1 está oferecendo a experiência do atual sistema Google em um dispositivo ainda não contemplado: o Chromecast com Google TV. De acordo com o site XDA-Developers, a versão alternativa está disponível também para as caixinhas Android TV Onn e Dynalink da varejista Walmart.

Sinais de que essa atualização não oficial ocorreria foram notados há pouco mais de um mês, quando o LineageOS 18.1 foi portado para atualizar o stick de streaming Onn do Walmart.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

No entanto, se você não tem nenhum problema em rodar um software sem a certificação Google Mobile Service (GMS), a versão disponibilizada por uma porta LineageOS 18.1 não oficial para o dongle de streaming entrega “alguns dos melhores componentes do Google TV”, segundo a descrição. A versão ROM também  inclui outros aplicativos Google, evitando que o usuário tenha que realizar diversos downloads.

Vale a pena atualizar o meu Chromecast novo com o LineageOS 18?

Fonte: LineageOS/ReproduçãoFonte: LineageOS/ReproduçãoFonte:  LineageOS 

Inicialmente, é preciso deixar claro que o LineageOS tem o objetivo de atualizar aparelhos antigos, muitos deles "esquecidos" pelos próprios fabricantes. E com o Chromecast não é diferente. A postagem no tópico original explica que o bootloader dessa atualização só irá funcionar em dispositivos Google TV fabricados antes de dezembro de 2020. Ou seja, se a sua unidade é mais recente, a experiência Android 11 não irá rolar.

Se o seu dispositivo é um Chromecast original, a transição apenas para ter um suposto sistema operacional novo pode mesmo não valer a pena, pois não há grandes novidades nem add-ons que justifiquem o trabalho. Pelo contrário: existem algumas desvantagens como, por exemplo, a perda do aplicativo Netflix, caso em que você terá que fazer o sideload da versão para tablet do aplicativo até que o problema seja corrigido.

No entanto, se você estiver confiante em atualizar o seu Chromecast com o LineageOS 18.1, as compilações estão disponíveis neste link. Mas fica o aviso: o processo só é recomendado para usuários muito experientes, faça por sua conta e risco.

Imagem: Chromecast Google 3
Imagem: Tecmundo Recomenda

Chromecast Google 3

Assista filmes e séries em sua TV com o Chromecast Google 3 com imagem Full HD e de extrema qualidade. Tenha uma Smart TV onde estiver!

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.