Microsoft lança o Start, um novo feed de notícias personalizável

1 min de leitura
Imagem de: Microsoft lança o Start, um novo feed de notícias personalizável
Imagem: Divulgação/Microsoft
Avatar do autor

A Microsoft anunciou na terça-feira (7) o lançamento de um novo feed de notícias personalizável para Windows 10 e 11, navegadores na internet, iOS e Android. Já disponível, o Start agrega matérias e mídias de mais de mil portais e utiliza inteligência artificial, aprendizado de máquina e moderação humana para organizar e personalizar a exibição de conteúdo com base nas preferências de cada usuário.

A iniciativa substituirá o Microsoft News e é similar ao serviço do MSN News, que continuará funcionando normalmente. Dentro do Windows 10, o Start está presente no botão de "Notícias e Interesses" na barra de tarefas. No Windows 11, o recurso será oferecido no formato de widget em uma área dedicada.

Os conteúdos selecionados pela novidade também são exibidos na página padrão de novas guias do Microsoft Edge, mas podem ser acessados por um site separado.

Localização do serviço no Windows 10.Localização do serviço no Windows 10.Fonte:  Reprodução/Tadeu Mattos 

Conteúdo personalizado

Apesar de ser capaz de detectar preferências individuais, o agregador é facilmente customizável clicando no botão "Personalizar", no canto superior direito do feed. É possível escolher diferentes interesses, como séries de TV, por exemplo, e ocultar os vários cartões de informações, que atualmente noticiam sobre o clima, finanças, esportes e trânsito local.

O leitor também pode digitar temas específicos no Start.O leitor também pode digitar temas específicos no Start.Fonte:  Divulgação/Microsoft 

Caso o usuário clique em um conteúdo, ele será redirecionado à versão do texto hospedado no domínio da Microsoft, onde poderá reagir com emojis e ver a opinião de outros usuários. Por fim, cada notícia poderá ser julgada individualmente por um menu no canto inferior direito das thumbnails — onde o leitor escolhe se deseja, ou não, ver matérias similares.