WhatsApp: como migrar conversas do iPhone para um celular Samsung

2 min de leitura
Imagem de: WhatsApp: como migrar conversas do iPhone para um celular Samsung
Imagem: Worawee Meepian/Shutterstock
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.
Avatar do autor

Equipe TecMundo

@tec_mundo

Nesta quinta-feira (02), o WhatsApp expandiu o recurso de importar conversas do iOS para o Android; agora, usuários de dispositivos Samsung com Android 10 ou posterior podem realizar o procedimento. Ainda assim, a ferramenta só funciona, por enquanto, para quem está saindo do iPhone para um celular com o sistema operacional móvel da Google.

Com a novidade, os usuários poderão migrar dados, foto do perfil, histórico completo de conversas (individuais e em grupo), arquivos de mídia (foto, vídeo e áudio) e configurações de um celular para outro. Entre o que não é possível transferir, a companhia cita o histórico de chamadas, mensagens de pagamentos e o nome de exibição.

O WhatsApp também esclarece que todos os dados são transferidos localmente; logo, a companhia não pode analisar o conteúdo das mídias ou das mensagens. Apesar da liberação gradual neste momento, o recurso será disponibilizado para mais dispositivos Android. Da mesma forma, no futuro, será possível migrar o conteúdo do WhatsApp do Android para o iOS.

O que é preciso para migrar o WhatsApp do iOS para Android?

Para realizar a transferência de dados de um iPhone para um celular Android é necessário ter um cabo USB-C para Lightning. Vale lembrar que, por enquanto, somente celulares Samsung (com Android 10 ou posterior) são compatíveis. Com isso em mente, o usuário precisa ter o seguinte em mãos:

  • os dois celulares;

  • WhatsApp instalado em ambos (versão 2.21.160.17 ou posterior no iOS e 2.21.16.20 no Android);

  • aplicativo Smart Switch Mobile (versão 3.7.22.1 ou posterior) no Android;

  • um cabo USB-C para Lightning (ou um adaptador);

  • usar o mesmo número de telefone.

WhatsApp

Segundo uma página de suporte do WhatsApp, é preciso que o aparelho Android esteja nas configurações de fábrica. Ou seja, talvez, neste momento, não haja a possibilidade de fazer a migração apenas do WhatsApp entre os celulares, e sim a configuração de um novo dispositivo.

Como migrar o histórico de conversas

Com todos os procedimentos — incluindo a possível instalação do WhatsApp no Android, caso não esteja pré-instalado —, é hora de realizar a migração. Para isso, basta seguir os passos:

  1. Com o iPhone e o celular Samsung ligados, conectar um ao outro via USB.

No iPhone, pode ser necessário abrir o aplicativo, tocar em Configurações > Conversas > Transferir conversas para o Android e seguir as instruções.

WhatsAppMigração de chats do WhatsApp tem menu dedicado em versão para iOS.

  1. Seguir os passos no Smart Switch Mobile no celular Android.

  2. Escanear o código QR do celular Samsung com o iPhone.

  3. Tocar em "Iniciar" no iPhone e aguardar o processo ser concluído.

  4. Finalizar a configuração do celular Samsung.

  5. Iniciar o WhatsApp com o mesmo número de telefone usado no iPhone.

  6. Tocar em "Importar" e aguardar o processo.

Quando a configuração e a importação de dados forem concluídas, as conversas estarão disponíveis no WhatsApp do novo celular. O mensageiro esclarece que os dados continuam disponíveis no iPhone, mas que podem ser apagados (assim como o próprio app).

Caso algum erro seja encontrado, é preciso validar itens como as versões atualizadas dos aplicativos, bem como confirmar o número de telefone, que precisa ser o mesmo. Se o usuário quiser mudar de número, será necessário fazê-lo antes da migração de histórico entre as plataformas.