Software

NVIDIA revela que usou CEO feito digitalmente em conferência

Versão renderizada em computador de Jensen Huang falou por alguns segundos em transmissão feita em abril de 2021

Avatar do(a) autor(a): Nilton Cesar Monastier Kleina

13/08/2021, às 14:00

NVIDIA revela que usou CEO feito digitalmente em conferência

Fonte:  NVIDIA 

Imagem de NVIDIA revela que usou CEO feito digitalmente em conferência no tecmundo

Em 12 de abril deste ano, a NVIDIA realizou a conferência de abertura da GTC 2021 com detalhes sobre os projetos, produtos e serviços da empresa. Em vários dos momentos da transmissão, o CEO da companhia, Jensen Huang, aparece em uma cozinha para falar sobre as tecnologias da empresa. 

O que ninguém sabia até agora, entretanto, é que em um desses segmentos o executivo era uma figura totalmente gerada por computador. Em um texto publicado no blog da empresa e em um documentário mostrando a concepção da ideia, a NVIDIA explicou que 14 segundos da conferência de Huang não mostram o CEO de verdade, mas um "clone" modelado a partir de tecnologias da empresa. 

No resto do tempo, é ele em carne e osso no discurso — e é exatamente essa mistura bem sucedida que faz a tecnologia ser tão impressionante.

Criando um CEO

Segundo a empresa, a técnica envolveu um escaneamento completo de corpo e rosto do CEO, o treinamento de uma Inteligência Artificial para imitar gestos ou expressões e a captura de movimentos usando um ator qualquer para criar o "molde" do executivo.

Algumas das técnicas de modelagem utilizadas pela NVIDIA.Algumas das técnicas de modelagem utilizadas pela NVIDIA.

Durante os poucos segundos em que Huang é a cópia digital, todos os elementos foram renderizados pelos engenheiros e designers da NVIDIA, desde a decoração do local até a icônica jaqueta de couro do CEO.

Quando ele é "de mentira"?

Na transmissão original, a digitalização do CEO aparece apenas entre 1:02:41 e 1:02:55. No resto do vídeo, trata-se da pessoa de verdade em sua própria cozinha. Confira abaixo o momento da transição.

O feito é uma demonstração de tecnologia do chamado Omniverse, uma plataforma que une várias ferramentas de modelagem em 3D para a criação de animações de forma colaborativa. A NVIDIA detalhou melhor o conceito e a criação do CEO virtual em um longo vídeo publicado no canal da empresa.


Jornalista especializado em tecnologia, doutor em Comunicação (UFPR), pesquisador, roteirista e apresentador.


Fontes