Como baixar vídeos do YouTube de forma fácil e gratuita

2 min de leitura
Imagem de: Como baixar vídeos do YouTube de forma fácil e gratuita
Imagem: Shutterstock
Avatar do autor

Equipe TecMundo

Considerando a tamanha variedade de vídeos no YouTube, não é difícil encontrar um conteúdo tão divertido ou interessante ao ponto de despertar a necessidade de armazená-lo diretamente em um dispositivo offline — seja por afeição ou como uma alternativa para garantir sua integridade no futuro. Felizmente, há diversas alternativas para esta tarefa, que variam desde programas e aplicativos, até serviços online.

Antes de mais nada, vale ressaltar que o próprio YouTube possui uma função que permite salvar vídeos para visualizá-los depois, sem uma conexão com a internet. Entretanto, esse recurso exige uma assinatura no serviço Premium oferecido pela plataforma, além de apenas permitir a reprodução dos conteúdos salvos em seu aplicativo oficial.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Sem mais delongas, confira abaixo os principais serviços para fazer o baixar vídeos do YouTube de maneira segura e gratuita.

Programas para Windows

Funcionando de maneira bastante similar, os programas para baixar vídeos no YouTube para Windows são bastante acessíveis. Neste contexto, as principais alternativas são: "Free YouTube Download", "Houlo Video Downloader" e "aTube Catcher" — sendo este último o mais antigo e popular entre os usuários por sua extensa gama de recursos. Entenda suas principais vantagens e desvantagens:

aTube Catcher

Interface do aTube Catcher. (Fonte: aTube Catcher / Reprodução)

 aTube Catcher Interface do aTube Catcher. (Fonte: aTube Catcher / Reprodução)

Versátil, o aTube Catcher oferece grande variedade de funções. Em adição à possibilidade de baixar vídeos do YouTube, também é possível gravar áudios e conteúdos na tela, salvar transmissões ao vivo, converter arquivos de vídeo e até mesmo criar mídias para CDs, DVDs e BluRay.

O desempenho durante o download ou conversão de arquivos é satisfatório e rápido, além de não exigir muitos recursos do computador em que é executado, sendo assim um programa considerado leve. Porém, por se tratar de um Freeware, é possível que sua interface apresente algumas propagandas.

Houlo Video Downloader

(Fonte: Houlo / Reprodução)

 Houlo Interface do Houlo Video Downloader. (Fonte: Houlo / Reprodução)

Mais simples, o Houlo Video Downloader permite baixar e converter arquivos de vídeo não apenas do YouTube, mas também de outros sites como Vimeo e DailyMotion, tornando-se uma opção mais interessante para os usuários que utilizam outras plataformas de transmissão. Infelizmente, a opção máxima de qualidade para downloads gratuitos é 720p — ou seja, em HD —, sendo necessário pagar para obter resoluções superiores.

Free YouTube Download

Interface do Free YouTube Downloader. (Fonte: DVD Videos / Reprodução)

 DVD Videos Interface do Free YouTube Downloader. (Fonte: DVD Videos / Reprodução)

Direto ao ponto, o Free YouTube Downloader cumpre o que promete. Nele é possível baixar e converter vídeos do YouTube de maneira descomplicada e rápida — com direito ao suporte para arquivos em FullHD. O programa é recomendado para os usuários que desejam um programa leve e simples de usar.

Alternativa: serviços online

Para os usuários que não desejam pagar por um programa ou assinatura para baixar vídeos do YouTube, há alternativas online como o site Save From. Nele, é possível efetuar o download de mídias não apenas do YouTube, como também do Facebook, Instagram, Twitter, Vimeo e muitas outras plataformas.

Para utilizá-lo, basta colar o endereço URL no local indicado do site e prosseguir para escolher o formato do download. Confira sua interface:

Interface do site Save From. (Fonte: Save From / Reprodução)

 Save From Interface do site Save From. (Fonte: Save From / Reprodução)

Se desejado, o Save From também oferece outros formatos de funcionamento, como pela extensão para o Google Chrome. Contudo, se a opção não agradar, é possível encontrar serviços semelhantes em outros sites, tais como: Snappea, Youtube Downloader e Y2Meta.

Alguns destes serviços oferecem versões para Android, porém, elas devem ser instaladas de maneira externa à Google Play Store, abrindo espaço para a instalação de softwares mal-intencionados — sendo assim uma alternativa pouco recomendada.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.