Windows 11: conheça atalhos úteis do sistema

1 min de leitura
Imagem de: Windows 11: conheça atalhos úteis do sistema
Imagem: Microsoft/Divulgação
Avatar do autor

A prévia do Windows 11 está disponível para diversos usuários por meio do Windows Insider. Entre as várias novidades, o próximo sistema operacional da Microsoft apresenta novos atalhos de teclado que são úteis para o dia a dia.

Embora alguns “truques” do Windows 10 ainda permaneçam, o novo software trouxe algumas modificações que deixam as tarefas mais produtivas. Conheça algumas delas:

Tecla Windows + W para acessar widgets

Fonte:  Microsoft/Divulgação 

Os Widgets são uma das novidades do Windows 11. A ferramenta permite conferir informações sobre o clima, ler notícias e até consultar o calendário pessoal do usuário.

Então, a Microsoft criou um atalho para acessar rapidamente o recurso. A pessoa deve apenas pressionar a tecla Windows + W para abrir o painel de Widgets, eliminando a necessidade de clicar na opção na barra de tarefas.

Tecla Windows + Z para organizar as janelas

Fonte:  Microsoft/Divulgação 

Para as pessoas multitarefas, o Windows 11 possui o recurso Snap Groups que permite ajustar as janelas com diferentes layouts de exibição. Essa opção pode ser acessada ao passar o mouse ou a caneta em cima do botão de maximizar.

Entretanto, ao pressionar a tecla Windows + Z após clicar na barra de título, o usuário verá todas as opções disponíveis do Snap Groups. Um truque simples que dá mais agilidade para organizar o espaço de trabalho.

Acessar Central de Notificações e Configurações Rápidas

Fonte:  On MSFT/Reprodução 

No Windows 10, os usuários costumam usar a tecla Windows + A para abrir o painel de Notificações e Ações. No entanto, o Windows 11 separou as duas áreas e as rebatizou como Central de Notificação e Configurações Rápidas.

Dessa forma, a pessoa deve apertar a tecla Windows + N para abrir a janela de notificações do sistema e calendário. Oferecendo uma experiência mais limpa, a opção surge como uma barra que flutua em cima dos outros programas que estão abertos.

O usuário pode repetir o antigo atalho com tecla Windows + A para acessar as Configurações Rápidas. Assim, a janela flutuante mostra os controles de volume, brilho da tela, player de música, opções de Wi-Fi e outros recursos.

Gostou das dicas de atalho para o Windows 11? Quais deles você pretende adotar no dia a dia? Conte para gente nos comentários!