Celulares com Snapdragon 845 conseguem 'rodar' o Windows 11

1 min de leitura
Imagem de: Celulares com Snapdragon 845 conseguem 'rodar' o Windows 11
Imagem: Reprodução/Youtube, edi194
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

O grupo de desenvolvedores Renegade Project conseguiu instalar o Windows 11 no OnePlus 6T (2018) e em outros dispositivos que utilizam o processador Snapdragon 845, segundo o Android Authority. Em um vídeo publicado nesta segunda-feira (28), os programadores mostraram o smartphone configurando e rodando o novo sistema operacional.

O port usa a versão original de testes do Windows 11 (22000.1), que foi lançada na semana passada, na edição compatível com chips ARM. Os responsáveis agora estão tentando atualizar para a build mais recente (22000.51).

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

O beta do SO está disponível no programa Windows Insider atualmente. Como esperado, a versão conta com problemas, então instale apenas em máquinas que não são muito utilizadas.

Um Windows cheio de defeitos

O Renegade Project afirmou que os recursos de CPU, USB, touchscreen e Bluetooth já funcionam no OnePlus 6T com o Windows 11. No entanto, os programadores ainda não conseguiram suporte para o áudio fora do Bluetooth, a rede Wi-fi e as funções do SO para conectividade com celular.

O grupo confessou que "vários sensores" não estão funcionando, mas não entrou em detalhes. A compatibilidade com a GPU é parcial devido à falta de drivers.

Richard Grácik, programador envolvido no port, disse em uma entrevista ao Android Authority que outros smartphones também conseguem rodar o Windows 11. Existe uma lista completa de compatibilidade na página do GitHub, incluindo o Xiaomi Mi 8 e o PocoPhone F1, mas os desenvolvedores não forneceram detalhes sobre o suporte para o novo sistema da Microsoft.

Os membros do Renegade também montaram o Windows 10 em celulares com Snapdragon 845 e até conseguiram rodar games no sistema. A "versão mobile" possui uma lista de jogos compatíveis com os smartphones, incluindo Euro Truck Simulator 2 e até Counter Strike: Global Ofensive.

Infelizmente, a continuidade deste "milagre" é incerta. A Microsoft informou que nem todas as máquinas que rodam a prévia do Windows 11 poderão migrar para a versão definitiva, que possui requisitos como o chip TPM 2.0.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.