Desenvolvedor mostra Windows 11 rodando em Lumia 950 XL; veja

1 min de leitura
Imagem de: Desenvolvedor mostra Windows 11 rodando em Lumia 950 XL; veja
Imagem: XDA/Reprodução
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

O estudante de engenharia e desenvolvedor Gustavo Monce, que virou notícia após afirmar ter conseguido rodar o Windows 11 no Lumia 950 XL, antes do lançamento oficial do sistema operacional, comprovou a sua façanha. Em um vídeo divulgado nessa terça-feira (29), ele mostrou como o software funciona no antigo celular.

No último dia 17, Monce compartilhou uma captura de tela no Twitter, supostamente mostrando a nova versão do Windows rodando no smartphone da Microsoft, o que chamou a atenção. Após a repercussão da imagem, o especialista esclareceu que se tratou de um mal-entendido, dizendo ter usado o app Remote Desktop para experimentar o sistema no celular.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Mas agora, o desenvolvedor confirmou que realmente conseguiu instalar o Windows 11 no Lumia 950 XL, um telefone lançado em 2015. Isso foi possível graças à versão ARM do sistema operacional, disponibilizada pela gigante de Redmond e utilizada no experimento, como podemos ver no vídeo abaixo:

“É apenas o Windows 11 em uma tela menor e tudo funciona exatamente como o Windows 10”, explicou o desenvolvedor na descrição do vídeo no YouTube. Monce é conhecido pelas suas tentativas de rodar o SO da Microsoft em celulares antigos, ou seja, tem experiência neste tipo de adaptação.

Recursos básicos disponíveis

Como é possível notar no vídeo do desenvolvedor, o Windows 11 ARM rodando no celular Lumia traz praticamente todos os recursos básicos encontrados na versão para PC. O novo menu Iniciar, a barra de tarefas, o explorador de arquivos e o app de configurações estão presentes, possibilitando a realização de várias atividades.

A Microsoft havia informado que a nova geração do Windows está otimizada para funcionar em telas sensíveis ao toque, facilitando a adaptação ao smartphone. Há alguns travamentos e atrasos em certos momentos, mas é interessante notar o funcionamento em um aparelho tão antigo, principalmente sabendo das exigências para rodar o software no computador.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.