NVIDIA Canvas: IA que transforma rabiscos em desenhos ganha beta

1 min de leitura
Imagem de: NVIDIA Canvas: IA que transforma rabiscos em desenhos ganha beta
Imagem: Divulgação/Nvidia

A Nvidia lançou nesta quarta-feira (23) a versão beta do Canvas, uma ferramenta de inteligência artificial que transforma rabiscos em paisagens. Disponível para download gratuito no site da marca, o app promete agilizar o processo criativo, trazendo a capacidade de pintar utilizando materiais no lugar de cores. O Canvas faz parte do Nvidia Studio, iniciativa da empresa que pretende facilitar a vida de artistas por meio de hardware e software.

Apresentado pela primeira vez em 2019, o Nvidia Canvas foi desenvolvido pelo grupo de pesquisa da empresa. A inteligência artificial utiliza uma rede adversária generativa (GAN em inglês) para o aprendizado de máquina.

Em vez de treinar apenas uma rede neural, a GAN tira vantagem de duas redes distintas que competem entre si. Enquanto uma interpreta os rabiscos e gera imagens, a outra sabe detalhes da natureza, aponta modificações ou remove erros. O app foi criado com o servidor DGX Station da empresa e estudou cerca de cinco milhões de imagens.

A IA ganhou o nome GauGAN em homenagem ao pintor pós-impressionista Paul Gaugin.

Mais liberdade para criação de referências

O artista utiliza uma paleta de materiais para desenhar formas simples que geram ecossistemas em tempo real. Se você pintar uma linha no canto inferior com a ferramenta "água", por exemplo, um mar irá se formar ao lado.

Com isso, você consegue observar os resultados da experimentação instantaneamente, priorizando o processo criativo no lugar da pura técnica, já que a IA cuida dos detalhes. Estilos de iluminação também estão disponível para dar aquele "tchan" no rascunho — são nove opções de luz e 15 materiais oferecidos.

Isso facilita e agiliza a criação de referências para artes conceituais e o profissional não vai ter que passar horas procurando a foto certa no Google Imagens.

O artista consegue montar uma referência complexa para sua arte em segundosO artista consegue montar uma referência complexa para sua arte em segundosFonte:  Divulgação/Nvidia 

Como vencedor dos prêmios de "Audience Choice" e "Best of Show" da conferência de computação gráfica SIGGRAPH em 2019, o Canvas estava disponível no Nvidia AI Playground; mas, agora finalmente teremos a ampla disseminação desta ferramenta.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.