NVIDIA cria software de IA que transforma rabiscos em belas paisagens

1 min de leitura
Imagem de: NVIDIA cria software de IA que transforma rabiscos em belas paisagens

A NVIDIA desenvolveu uma ferramenta baseada em inteligência artificial onde é possível desenhar de forma semelhante como se faz no MS Paint, mas obtendo resultados simplesmente fantásticos. A companhia diz que as imagens são fotorrealísticas e, à princípio, até parecem mesmo. Só analisando com mais cautela é que é possível perceber detalhes não muito naturais, como algumas bordas retas.

A IA utilizada na ferramenta usa uma rede adversária generativa (GAN, sigla em inglês). As GANs estão em alta na área da pesquisa de inteligência artificial, pois tornam o treinamento das redes muito mais fácil. Ao invés de alimentar uma rede rotulada de dados e treiná-la através de técnicas de recompensa, as GANs consistem em duas redes neurais que competem entre si. Enquanto uma gera dados, (paisagens, no caso do software da NVIDIA), a outra decide quais deles são válidos ou não. Com o passar do tempo, as redes vão se aperfeiçoando em gerar o resultado desejado.

Fonte: Reprodução/NVIDIA

O gerador de paisagens recebeu o nome de GauGAN, que é a junção de GAN com Gau, que deriva de Paul Gauguin, pintor francês pós-impressionista nascido no século XIX.

Com interface extremamente simples, o GauGAN possui apenas três ferramentas de desenho: uma balde de tinta, um lápis e um pincel. Na parte inferior existem as texturas ou materiais, tais como areia, pedra, céu, rio, mar, árvore, montanha, madeira, flor, neve, etc. Basta escolher a ferramenta, o material e delinear um traço. Depois, pode-se usar o balde de tinta para preencher o espaço alvo.

As imagens com texturas realistas vão sendo renderizadas instantaneamente, ao menos com o hardware apropriado (uma GeForce RTX Titan). No entanto, é possível utilizá-lo em diversas configurações, com o risco de perda de desempenho. Há ainda elementos numéricos aleatórios que fazem dois rabiscos iguais produzirem resultados diferentes.

Embora as imagens finais não sejam perfeitas, ainda assim impressionam. Além do mais, não há nada parecido e que entregue um resultado tão rápido quanto o GauGAN, por enquanto.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.