Como criar uma paleta de cores usando o Adobe Color

1 min de leitura
Imagem de: Como criar uma paleta de cores usando o Adobe Color
Imagem: Pexels/Reprodução

Existe uma série de plataformas e sites voltados para a criação de paletas de cores e entre eles está o Adobe Color. Com o programa, é possível encontrar tonalidades semelhantes às cores utilizadas em determinado desenho, design ou projeto.

Embora a tarefa de criar um "tema de cor" possa ser desafiadora em alguns casos, ela fica bem mais fácil com o Adobe Color, que está entre as melhores opções disponíveis. Um dos seus pontos fracos, contudo, é a indisponibilidade para Android. Atualmente, ele possui uma versão para web e compatibilidade apenas com iOS.

Como criar uma paleta de cores?

Como citado anteriormente, o processo é muito simples. Caso você prefira, é possível fazer o download do aplicativo pela App Store. No entanto, a forma mais fácil de utilizar o programa é pela versão web. Confira, abaixo, o passo a passo para criar uma paleta de cores no Adobe Color:

Passo 1: Acesse o site oficial clicando aqui. Na página inicial, você verá a aba "Disco de Cores" e, do lado esquerdo da tela, poderá escolher um dos dez padrões de criação disponíveis para desenvolver sua paleta. Entre eles, estão o Análogo, Monocromático, Tríade e o Complementar. A dica é ir testando até encontrar a combinação perfeita.

Passo 2: Para criar um tema de cor através do Disco de Cores, basta mover os pontos no círculo para as tonalidades e intensidade desejadas. Com isso, as demais cores se adequarão.

a (Fonte: Kris Gaiato/Reprodução)

Passo 3: Ainda é possível extrair cores de uma imagem. Para tanto, basta clicar na aba "Extrair tema" e enviar o arquivo. Aqui, você pode enviar seu projeto para que o programa crie, a partir desse projeto, uma paleta de cores.

a (Fonte: Kris Gaiato/Reprodução)

Passo 4: Na aba "Extrair Gradiente" você pode realizar o mesmo processo, enviando uma imagem para criar um gradiente.

Fonte:  Kris Gaiato/Reprodução 

E pronto! Com esses passos, você terá uma nova paleta de cores de forma fácil e rápida.

Creative Cloud: armazenamento em nuvem

Como o Adobe Color faz parte do pacote Adobe, é possível criar paletas e armazená-las na nuvem através do Creative Cloud. Com isso, o usuário pode acessar o projeto pelo próprio Adobe Color, ou ainda pelos programas Photoshop e Illustrator, bem como suas aplicações móveis Photoshop Sketch e o Illustrator Draw.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.