Conheça 8 apps de gerenciador de arquivos para Android e iOS

3 min de leitura
Imagem de: Conheça 8 apps de gerenciador de arquivos para Android e iOS
Imagem: Pixabay

Gerenciadores de arquivos em dispositivos móveis são aplicativos importantes para manter a organização dos seus programas e documentos, além de permitir uma melhor visualização do espaço utilizado no aparelho e para abrigar os mais variados arquivos.

Porém, as plataformas estão cheias de ofertas diferentes desses serviços, desde opções gratuitas e consagradas até apps suspeitos que, na verdade, podem apenas estar atrás dos seus dados.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

A seguir, separamos alguns utilitários confiáveis, todos gratuitos e que podem ser encontrados na Google Play Store ou App Store.

1. Files do Google (Android)

O Files é um aplicativo feito pela própria Google que funciona de forma nativa no Android. Ele é mais conhecido por outra função: realizar uma faxina completa no aparelho, limpando arquivos temporários ou inúteis e ajudando você a deletar dados duplicados ou sem utilidade.

Files da Google.Files da Google.Fonte:  Google Play Store 

Além disso, ele serve como gerenciador de arquivos, permitindo que você navegue pelos diretórios do Android rapidamente e encontre coisas que você nem lembrava mais de ter armazenado.

2. Documents: Files, PDF, Browser (iOS)

A ferramenta tradicional para iPhone e iPad se declara como uma "central para todos os seus arquivos". O principal mérito do Documents é organizar todos os documentos do dispositivo em pastas, incluindo separação por cores e etiquetas, criando diretórios de acordo com o formato do arquivo ou via classificação feita pelo usuário.

Documents.Documents.Fonte:  Readdle 

Ele cuida também de transferência de arquivos de serviços na nuvem, com suporte para as principais plataformas do setor (incluindo Dropbox, Google Drive e iCloud). Como bônus, o aplicativo é um leitor de PDF e, caso você ache necessário, protege arquivos mais sigilosos com senhas.

3. File Manager ASTRO (Android)

Esse é um dos aplicativos mais tradicionais do setor de armazenamento e gerenciamento de arquivos, focado em oferecer bons resultados.

O ASTRO.O ASTRO.Fonte:  Google Play Store 

Além da navegação pelas pastas, o File Manager ASTRO permite a você descobrir mídias salvas em pastas escondidas do dispositivo e a leitura de pastas de cartões SD, servidores conectados ou serviços de armazenamento em nuvem.

4. File Manager & Browser (iOS)

O Files Manager & Browser.O Files Manager & Browser.Fonte:  App Store 

O File Manager & Browser mistura navegador com gerenciador de arquivos. Operando de forma totalmente gratuita, ele permite ao usuário copiar, mover e até compactar múltiplos arquivos ao mesmo tempo, além de facilitar o compartilhamento por vários meios (incluindo e-mail, Bluetooth, Facebook e plataformas de armazenamento em nuvem).

5. FX File Explorer (Android)

Outra opção já bastante tradicional, o FX File Explorer serve não apenas para você visualizar arquivos, mas também para fazer as mais diversas operações, desde copiar até trocar documentos de pasta. A partir das permissões do Android, também é possível navegar por pastas internas de aplicativos.

FX File ExplorerFX File ExplorerFonte:  Google Play Store 

O app faz a extração de arquivos em RAR e possui um editor de texto para você fazer pequenas alterações em documentos sem sair do mesmo ambiente.

6. FileMaster – Privacy Protection (iOS)

Como o próprio nome sugere, o FileMaster – Privacy Protection é um gerenciador de arquivos com foco em manter a privacidade do usuário. Isso significa que você pode "esconder" pastas no sistema, travar diretórios por senha e até tirar fotos que já são geradas de forma protegida.

FileMasterFileMasterFonte:  App Store 

Para facilitar a conferência dos arquivos, ele ainda é um player de música e visualizador de documentos dos mais diferentes formatos.

7. MK Explorer (Android)

MK Explorer.MK Explorer.Fonte:  Google Play Store 

Com o MK Explorer, você pesquisa e controla os arquivos e documentos nas mais diferentes pastas do seu aparelho. O app traz a possibilidade de utilizar duas janelas ao mesmo tempo para ver mais de uma pasta no mesmo display, com uma interface que lembra bastante o design do próprio Android, trazendo um ar de familiaridade ao usuário.

8. Files - File Manager & Browser (iOS)

FilesFilesFonte:  App Store 

O Files é um aplicativo de longa data que realiza as principais atividades esperadas de um gerenciador de arquivos. Ele permite a procura, visualização, movimentação e organização de dados no seu tablet ou celular. Isso é possível tanto no modo paisagem (horizontal) quanto no retrato (vertical), com arquivos que podem ser protegidos por senha.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.