Software

'Google Reader': Chrome testa opção de seguir sites no Android

Novidade utiliza o padrão RSS para enviar publicações recentes ao usuário, salvar páginas e mais

Avatar do(a) autor(a): Mateus Mognon

20/05/2021, às 14:00

'Google Reader': Chrome testa opção de seguir sites no Android

Fonte:  Paul Bakaus/Google 

Imagem de "Google Reader": Chrome testa opção de seguir sites no Android no tecmundo

O Google Reader morreu em 2013 e deixou muitos usuários órfãos de um serviço de feed RSS, mas o Android pode ganhar uma função similar em breve. De acordo com o The Verge, o Google está testando no Chrome uma ferramenta de seguir sites.

A novidade aparece quando o usuário acessa as opções do Chrome para Android quando está navegando em um site. O browser, nessas páginas, exibirá um botão de seguir na base da página de configuração.

O botão de seguir sites está em testes no Chrome de Android.O botão de seguir sites está em testes no Chrome de Android.

Os posts de sites seguidos deverão aparecer na página inicial do Chrome. Além de trazer indicações selecionadas pelo Google, o navegador contará com uma página chamada "Seguindo", que englobará as publicações selecionadas pelo usuário.

Atualmente, porém, a ferramenta ainda está em testes limitados. De acordo com o The Verge, o Google liberou a função de seguir sites sites somente nos Estados Unidos e apenas um pequeno grupo de usuários conseguiu acesso à novidade. 

Modernizando o RSS

Assim como o antigo Google Reader, a nova função é baseada na tecnologia de RSS, que é um padrão aberto e amplamente utilizado na web. Apesar de a novidade ainda estar em testes, a gigante da web parece comprometida com a função de seguir sites.

Paul Bakaus, um dos responsáveis pelo setor de criadores de conteúdo do Google, disse que o objetivo da nova função é modernizar o RSS. "Ouvimos em alto e bom som: a descoberta e distribuição na web aberta está em falta e o RSS não tem sido amigável para o 'consumidor convencional'", explicou o funcionário da companhia.

Mesmo com o comprometimento com a novidade, a companhia não comentou sobre o futuro da ferramenta de seguir sites. Logo, ainda não está claro se a função chegará futuramente para a versão de desktop do Google Chrome.


Mateus Mognon é jornalista formado pela UFSC com mais de 10 anos de experiência no mercado online. Editor no site do TecMundo, gerenciando os cadernos do Voxel (games) e do Minha Série (entretenimento).


Fontes