Google Reader deve ser fechado em primeiro de julho

1 min de leitura
Imagem de: Google Reader deve ser fechado em primeiro de julho

A Google acaba de anunciar que o seu leitor de feeds, o Reader, fechará as portas no dia 1º de julho. De acordo com a companhia, o motivo principal é o “declínio nas utilizações”. Trata-se de parte de uma medida batizada de “faxina da primavera”, a qual pretende desativar um número considerável de serviços, de forma que a Google possa se manter focada em produtos considerados essenciais.

Reações à "faxina de primavera"

(Fonte da imagem: Reprodução/BringGoogleReaderBack)

O anúncio certamente não passou batido para um grupo particularmente cioso de utilizadores do serviço. Uma comunidade de fãs do leitor de notícias organizou um levante de múltiplas vias para expressar a sua indignação em ambiente online — e, eventualmente, alterar a decisão funesta da companhia.

Além do site BringGoogleReaderBack.com — que se resume a um GIF animado da musa nerd Alison Brie juntamente com a frase “Vocês deveriam trazer de volta o Google Reader” —, o grupo também organizou uma petição exigindo a permanência do leitor. Há também uma conta no Twitter.

Qual será o resultado desse grêmio online movido pela frustração de perder um clássico leitor de notícias? Difícil prever. De fato, a petição acumula atualmente pouco mais de 15 mil assinaturas, boa parte delas focada em coisas como “Eu não gosto do Google+” ou “O que mais tem para se usar?”. Resta aguardar uma ação da política de boa vizinhança da Google.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.