Google Keep: como ter mais produtividade usando o app

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O Google Keep é o aplicativo de notas da Google que, com uma interface simples e intuitiva, promete tornar a rotina mais produtiva. Com listas de tarefas altamente personalizáveis, o app se adequa a inúmeros estilos de vida, ritmos e modos de organização. Além de ser compatível não apenas com dispositivos Android, mas também com iPhone (iOS).

Promovendo um uso mais versátil, o Google Keep oferece uma versão para web que é sincronizada com o app. Assim, é possível acessar tarefas, compromissos e anotações tanto no celular ou tablet, quanto pelo computador. A seguir, explicaremos como aproveitar ao máximo os recursos desta plataforma.

Como criar notas no Google Keep?

O primeiro passo é fazer o download do app no celular. Para tanto, basta buscá-lo na App Store ou Google Play, a depender do seu dispositivo. Feito isso, inicie o programa e acesse a sua conta Google.

Passo 1: Uma vez concluída a etapa anterior, você verá a página inicial do Google Keep. Para criar uma nota, basta clicar no botão de "+", localizado no canto direito inferior. Feito isso, edite o campo de "Título" e, na seção "Observações", localizada logo abaixo, escreva o que deseja;

Como fazer a sua primeira nota no Google Keep.Como fazer a sua primeira nota no Google Keep.Fonte:  Kris Gaiato/Reprodução 

Passo 2: Em alguns casos, o usuário pode sentir a necessidade de "riscar" os itens que já foram cumpridos. Para tanto, clique no ícone de "+", no canto inferior direito e escolher a opção "Caixas de seleção";

Saiba como adicionar caixas de seleção.Saiba como adicionar caixas de seleção.Fonte:  Kris Gaiato/Reprodução 

Passo 3: Para "riscar" uma tarefa, toque sobre a caixa de seleção. Isso fará com que a palavra saia da lista principal, aparecendo na seção de itens marcados, logo abaixo. Caso queira personalizar a exibição, clique no botão de três pontos na lateral superior direita. Isso abrirá uma janela com três opções: ocultar caixas de seleção, desmarcar itens selecionados ou exclui-los;

É possível ocultar os itens selecionados, desmarcá-los ou excluí-los de uma só vez.É possível ocultar os itens selecionados, desmarcá-los ou excluí-los de uma só vez.Fonte:  Kris Gaiato/Reprodução 

Passo 4: Para adicionar mais afazeres, clique sobre "+ Item da lista" e mude a disposição dos itens pressionando a parte pontilhada e deslizando o dedo na tela;

Como personalizar as notas?

Ainda é possível personalizar as notas, mudando suas cores e adicionando diferentes mídias. Confira, a seguir, como fazê-lo.

Passo 1: Para alterar a cor dos arquivos criados no Google Keep, basta clicar no ícone de três pontos, dessa vez no canto inferior direito. Isso abrirá um menu de opções que, ao final, terá uma série de cores. Deslize o dedo para o lado, veja todas as opções e escolha a de sua preferência;

Esse é um recurso interessante para otimizar o seu tempo, uma vez que permite categorizar as listas por cores. Você pode, por exemplo, colocar todas as notas relacionadas ao trabalho na cor azul, enquanto listas de compras, ficam em amarelo e, pendências, em laranja. Assim, é possível encontrar de forma fácil e rápida o que você está procurando no app.

a  Kris Gaiato/Reprodução 

Passo 2: Outra recurso muito interessante do Google Keep é a possibilidade de adicionar mídias. Para acessar essa opção, clique novamente no ícone de "+", na extremidade esquerda e escolha se quer tirar uma foto, inserir imagem da galeria, anexar uma gravação ou, ainda, desenhar na nota;

Vale destacar que, na opção de desenho, existem inúmeras opções de canetas, com diferentes espessuras de traço.

a  Kris Gaiato/Reprodução 

Passo 3: Você também pode criar um lembrete a partir da sua nota. Com o arquivo aberto, clique no símbolo de sino, na parte superior da tela e, na página seguinte, informe a data, horário e local do compromisso. Em seguida, permita que o aplicativo te envie notificações e pronto!

a  Kris Gaiato/Reprodução 

Como organizar os arquivos do Keep?

Para além da estratégia das cores que ensinamos na seção anterior, o próprio Google Keep possui um mecanismo de organização. Isso é possível através de um recurso chamado "Marcadores", que permite a criação de categorias. Para acessá-lo, é muito simples.

Passo 1: Na página inicial do app, clique no ícone de três traços, no canto superior esquerdo e toque em "Criar novo marcador". Na página seguinte, confirme a ação e digite um nome, como "Afazeres do dia". Para adicioná-lo a uma nota, abra o documento, selecione o menu de três pontos na parte inferior e clique em "Marcadores", escolhendo em seguida qual deseja vincular.

a  Kris Gaiato/Reprodução 

No menu citado, você também possui outras opções de configuração, inclusive um botão para adicionar colaboradores ao documento, que poderão visualizar e editar a nota em conjunto através de suas contas Google.

Como usar o Google Keep no Chrome?

Por fim, ainda é possível vincular sua conta ao Chrome, facilitando o uso da plataforma pelo computador. O processo é muito fácil e permite que você acesse, visualize e edite suas notas pelo celular e pelo desktop, sem perder nenhuma alteração.

Em primeiro lugar, acesse o site da Chrome Web Store e, no campo de busca, digite "Google Keep". O primeiro resultado deve ser "Extensão do Google Keep para o Chrome", clique sobre ele e, na próxima página, toque sobre o botão "Usar no Chrome". Uma janela de confirmação será exibida solicitando que você confirme a ação. Por fim, clique em "Adicionar extensão".

Feito isso, o seu navegador exibirá na barra superior um atalho à plataforma, representado pelo desenho de uma lâmpada. Se não estiver lá, você o encontrará no menu "Extensões", que pode ser aberto através do símbolo de quebra-cabeça.

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