Melhores aplicativos para digitalizar documentos

2 min de leitura
Imagem de: Melhores aplicativos para digitalizar documentos
Imagem: Pixabay

Você não precisa mais recorrer a uma papelaria ou ter um scanner de última geração em casa para fazer a digitalização de documentos de forma casual, apenas para emergências. Nesses casos, é possível usar a câmera do tablet ou smartphone para transformar folhas de papel em imagens que podem até ganhar um aspecto de folha escaneada.

Vários aplicativos específicos realizam essa função, com um trabalho bem mais focado do que ferramentas que apenas trazem esse recurso como parte de suas funções. A seguir, conheça algumas opções e escolha a que mais combina com você.

Cam Scanner (Android/iOS)

O CamScanner é um dos aplicativos mais tradicionais do setor. Ele existe desde 2011 e faz a digitalização de documentos em JPG ou PDF com várias ferramentas automáticas, incluindo cortes na página para deixá-la reta e com margens realistas.

O Cam Scanner no Android.Cam Scanner no Android.Fonte:  Google Play Store 

O app tem filtros de cor e textura, para selecionar o de melhor qualidade, assinatura eletrônica e um organizador de arquivos por meio de etiquetas, para facilitar a pesquisa. O download e a maior parte dos recursos mais importantes são gratuitos.

Genius Scan — PDF Scanner (Android/iOS)

O Genius Scan tem como maior destaque a remoção de defeitos, como sombras e rasgos na página ou até da superfície usada para segurar a página. Além disso, ele faz a digitalização em lote, prometendo capturar dezenas de páginas em alguns segundos.

O Genius Scan e a remoção de fundo.O Genius Scan e a remoção de fundo.Fonte:  App Store 

O app também permite a digitalização em PDF e JPG, com mescla e divisão de documentos e até identificação automática de arquivos; a ferramenta aprende a diferenciar o que é uma página de livro e uma carteira de motorista, por exemplo.

SwiftScan — PDF Document Scanner (Android/iOS)

Outra alternativa gratuita para escanear documentos é o SwiftScan, que oferece todas as funções básicas de um app de digitalização, incluindo a integração com vários serviços de armazenamento em nuvem.

O SwiftScan em operação.O SwiftScan em operação.Fonte:  App Store 

A interface é bastante intuitiva, e quase todos os comandos são feitos com um único toque na tela, incluindo a aplicação de filtros, a detecção de texto em PDFs e o leitor de QR Codes.

Adobe Scan (Android / iOS)

A Adobe, uma das desenvolvedoras mais tradicionais no setor de documentos digitais, criou o Adobe Scan, que tem digitalização de texto em vários formatos, detecção de caracteres e correção de imperfeições nas folhas.

O digitalizador da Adobe.O digitalizador da Adobe.Fonte:  App Store 

O aplicativo pode ser utilizado em integração com outros serviços da Adobe e tem recursos pagos, mas as principais ferramentas são gratuitas para download e utilização.

Microsoft Office Lens (Android/iOS)

Se você utiliza o pacote Office como editor padrão de conteúdos, manter mais um serviço da Microsoft no ecossistema é uma boa alternativa na hora de digitalizar documentos.

A transformação de páginas em texto e tabelas.A transformação de páginas em texto e tabelas.Fonte:  Google Play Store 

O Office Lens extrai textos em tempo real, transformando até mesmo manuscritos em caracteres virtuais e imagens em tabelas. O compartilhamento via Office 365 também é otimizado, e o resultado pode ser salvo como apresentação de slides, planilha ou imagem.

ClearScanner (Android/iOS)

Essa opção de aplicativo vale tanto para digitalizar documentos quanto para opções menos tradicionais, como um quadro de anotações ou até um quadro-negro de sala de aula. O app também tem opções de filtros, especialmente para deixar o resultado mais claro e nítido.

O CleanScanner.ClearScanner.Fonte:  Google Play Store 

O ClearScanner não oferece opção paga: todas as ferramentas — e elas são muitas! — estão liberadas gratuitamente após o download e a instalação.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.