Windows 10 corrige bug ao usar dois monitores

1 min de leitura
Imagem de: Windows 10 corrige bug ao usar dois monitores
Imagem: Pixabay

Usuários do Windows 10 com dois ou mais monitores conectados podem se deparar com um erro que agrupa em uma só tela todos os programas abertos, caso o dispositivo entre no modo de hibernação. Para quem sofre com este bug, a boa notícia é que a Microsoft lançou uma correção nessa quinta-feira (29), dentro do programa Windows Insider.

Segundo a gerente de programa da empresa Michelle Xiong, o problema está relacionado ao recurso “Detecção Rápida de Hot Plug” (ou Rapid HPD, em inglês). “Esse comportamento afeta as configurações de vários monitores DisplayPort, o que resulta em reorganizações indesejadas da área de trabalho”, explicou a especialista.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Esta função serve para remanejar apps quando um dos monitores é desconectado, evitando que os programas abertos nele sejam perdidos. Porém, ela pode ser acionada por engano quando o dispositivo retorna da hibernação, sinalizando que a tela externa teria sido desconectada.

O bug ocorre quando o computador fica inativo.O bug ocorre quando o computador fica inativo.Fonte:  Pixabay 

A partir daí, os programas que estavam abertos e de maneira organizada em cada monitor passam a ser todos exibidos no display principal, podendo ainda aparecer em um local diferente em outra das telas. Fazer a reorganização manual dos apps pode dar muito trabalho, atrapalhando a sua produtividade. E é isso que a correção pretende evitar.

Outra forma de corrigir a falha

A atualização que elimina o bug está disponível primeiro na versão do sistema operacional da gigante de Redmond para desenvolvedores, a partir da build 21287.

Conforme a companhia, a correção só deve chegar a todos os usuários junto com a grande atualização do Windows 10 prevista para ser liberada até o final deste ano, trazendo diversas outras melhorias.

Até lá, a melhor alternativa para quem não faz parte do programa Windows Insider é modificar o tipo de conexão ao trabalhar com um ou mais monitores externos, dando preferência ao uso de cabos HDMI em vez de optar pelo padrão DisplayPort.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.