Xiaomi testa expansão virtual de memória RAM na MIUI 12.5

1 min de leitura
Imagem de: Xiaomi testa expansão virtual de memória RAM na MIUI 12.5
Imagem: Xiaomi/Reprodução

Apesar de ser uma das marcas mais populares de smartphone do mundo, muitos usuários reclamam que os modelos da Xiaomi consomem muita memória RAM. Aparentemente, a empresa tem se preocupado com a falha, já que está preparando uma ferramenta de expansão virtual dessa memória.

A descoberta foi feita pelo desenvolvedor Kacper Skrzypek, que analisou o código de firmware da MIUI 12.5. De acordo com ele, a chinesa nomeou o recurso de “expanding RAM”, que permite que os smartphones tenham parte do armazenamento convertido em memória temporária.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

A tecnologia da Xiaomi não é exatamente uma novidade, já que soluções parecidas existem em modelos como o Vivo X60 e OnePlus 9 (onde é chamado de Turbo Boost). No caso do X60, a função proporciona até 3 GB de RAM extra para o celular, proporcionando um salto dos 8 GB fixo para até 11 GB e de 12 GB para até 15 GB.

Vivo X60

Como funciona?

O expanding RAM da Xiaomi só começa a funcionar quando o aparelho está no limite de sua capacidade. Ou seja, a ferramenta é uma espécie de “emergência” para quando o usuário estiver utilizando um aplicativo que consome muita RAM.

A tecnologia pega “emprestado” uma parte da memória física e preenche o espaço com dados que não estão sendo usados naquele momento e não precisam de um acesso imediato.

MIUI 12.5

Entre os benefícios de um recurso como esse está a possibilidade de realizar trocas entre a RAM e o ROM, permitindo que o celular mantenha aplicativos utilizados com frequência em segundo plano.

A Xiaomi ainda não falou oficialmente sobre o tema e, por isso, não se sabe quando o expanding RAM será lançado no mercado.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.