Google Assistente aprende a pronunciar o nome dos seus contatos

1 min de leitura
Imagem de: Google Assistente aprende a pronunciar o nome dos seus contatos
Imagem: Google Blog
Avatar do autor

Nesta quarta-feira (28), o Google anunciou uma novidade em uma futura atualização do Google Assistente que vai ajudar quem utiliza a plataforma para realizar chamadas ou enviar mensagens a partir de comandos de voz.

O mais novo recurso implementado é a possibilidade de você "ensinar" ao Google Assistente como é a pronúncia exata do nome do seu contato cadastrado na agenda — evitando confusões com outras pessoas com nome similar ou interpretações erradas do comando.

Para fazer isso, o Assistente vai escutar você falando o nome da pessoa ao adicioná-la na sua agenda, mantendo a gravação da sua voz de forma segura e apenas como um lembrete de como ela deve ser identificada.

Nas próximas vezes que você pedir para o smartphone fazer uma chamada para uma pessoa específica, o comando leva em conta o que foi ensinado para responder corretamente.

A novidade será implementada "nos próximos dias" apenas em inglês, mas a empresa prometeu expandir a funcionalidade para mais idiomas no futuro.

Mais inteligente e natural

Além dessa adição, a empresa ainda confirmou que está melhorando o Google Assistente em termos de conversas contextuais, ou seja, comandos de voz consecutivos que levam em conta informações fornecidas anteriormente ou com várias ações contidas em uma só frase. A ideia é deixá-lo 100% preciso para solicitações importantes, como criar um alarme ou relembrar o usuário de um compromisso, por exemplo.

Isso é possível graças a um novo processo de aprendizado de máquina chamado BERT, criado pela própria Google em 2018 mas até então só utilizado no buscador da companhia.