Maps terá visão de locais fechados, previsão do tempo e mais

2 min de leitura
Imagem de: Maps terá visão de locais fechados, previsão do tempo e mais
Imagem: Google/Reprodução

O Google anunciou, nesta terça-feira (30), que o Maps ganhará vários recursos baseados em inteligência artificial. O app terá mais de 100 melhorias ao longo deste ano, incluindo navegação em espaços fechados (Live View), Previsão do Tempo, referências de locais com drive thru e postos de abastecimento de carros elétricos.

Apesar de falar sobre as novidades, a gigante não explicou quando exatamente cada ferramenta estará disponível. De acordo com a empresa, o uso da IA serve para que os usuários continuem “tendo acesso às informações mais exatas e atualizadas sobre o mundo, na hora em que precisar delas”,

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Dentre as novidades está o Live View, que utiliza Realidade Aumentada (RA) para guiar as pessoas dentro de estabelecimentos. A tecnologia chamada “localização global” utiliza a IA para escanear bilhões de imagens do Street View para ajudar a pessoa a se orientar.

Google Maps

A partir da funcionalidade, será possível determinar a altitude exata e a localização de objetos dentro de um edifício, por exemplo. O objetivo é oferecer a navegação em locais extensos como aeroportos, terminais de transporte público e shoppings.

A tecnologia já funciona em aparelhos Android e iOS em vários shoppings de Chicago, Los Angeles, Newark, São Francisco e outros locais nos Estados Unidos. Nos próximos meses o recurso será lançado para alguns aeroportos, shoppings e terminais de transporte público em Tóquio e Zurique.

Outros recursos

Quem utiliza o Google Maps também terá em breve a ferramenta de previsão do tempo. A ideia é oferecer a informação para que as pessoas não sejam pegas desprevenidas quando forem a outros cantos da cidade. Além da meteorologia, será informada a qualidade do ar na região, tudo para que pessoas com alergias respiratórias consigam saber se determinada região possui poluição ou queimadas, por exemplo.

Ainda no quesito ambiental, foi anunciado que o software terá marcações de rotas que otimizam o consumo de combustível. O informe de vias sustentáveis pretende ajudar as pessoas a descobrirem caminhos que representam menor consumo de CO2. A utilidade será lançada primeiro nos Estados Unidos e depois no resto do mundo.

Google MapsAlém dos tempos, as rotas terão detalhes como o nível de emissão de CO2

O Google anunciou, ainda, que o aplicativo de mobilidade mostrará opções de lojas com esquema drive-thru. Mais para frente, além de mostrar todas as informações sobre as lojas, será possível até mesmo realizar os pedidos pelo próprio app, só passando no local para a retirada.

A outra informação que os usuários terão acesso são os postos de abastecimento de carros elétricos. As estações de carregamento de veículos elétricos (EV) serão mostradas no Brasil para permitir que os motoristas possam planejar a viagem com mais cuidado. Além dos locais, serão mostrados no mapa detalhes sobre o número e tipos de conectores, potência de carregamento, reviews e mais.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.