Android 12: nova interface revela 'efeitos texturizados'

1 min de leitura
Imagem de: Android 12: nova interface revela 'efeitos texturizados'
Imagem: Android Authority/Reprodução
Avatar do autor

A segunda versão da prévia do Android 12 para desenvolvedores apresentou novos elementos visuais do sistema operacional da Google. Entre elas, está uma animação texturizada ao selecionar itens na interface padrão.

Ao invés de destacar o item de forma ampla, a nova animação inclui detalhes parecidos com ranhuras a partir do ponto de toque do usuário. O efeito lembra levemente o estilo Ripple Drawable visto pela primeira vez no Android 5.0, o Lollipop.

Além disso, a recente prévia do Android 12 apresenta um novo efeito cascata para a interface. As duas novidades foram registradas pelo desenvolvedor kdrag0n no Twitter:

Embora seja uma mudança sutil, o efeito dá um pouco mais de profundidade para a interface do sistema. A opção não está habilitada por padrão para nenhum dos menus do Android 12, mas isso pode mudar nas próximas versões da prévia.

Para mais, os desenvolvedores poderão aplicar esse recurso nos próprios apps quando a versão final do sistema operacional estiver disponível para o público.

Versão estável do Android 12 ainda vai demorar alguns meses até chegar ao público.Versão estável do Android 12 ainda vai demorar alguns meses até chegar ao público.Fonte:  Review Geek/Reprodução 

Quando será o lançamento do Android 12?

Conforme as informações do XDA Developers, a Google deve lançar mais algumas prévias para desenvolvedores até abril deste ano. O período servirá para que os criadores tenham tempo para conhecer melhor as novas ferramentas do Android 12.

Alguns usuários terão acesso à versão beta do Robô a partir de maio. Então, se tudo correr corretamente, a versão estável do software será disponibilizada para o público no terceiro trimestre de 2021.

Android 12: nova interface revela 'efeitos texturizados'