Zoom Escaper: ferramenta permite que você sabote suas reuniões

1 min de leitura
Imagem de: Zoom Escaper: ferramenta permite que você sabote suas reuniões
Imagem: Kris Gaiato/Reprodução

A ferramenta Zoom Escaper permite que o usuário sabote suas próprias videoconferências na plataforma Zoom. Disponível no endereço https://zoomescaper.com/, o widget oferece uma série de efeitos sonoros que, no mundo das reuniões online, são motivos suficientes para desligar a chamada.

Entre eles, está um que simula baixa conexão de internet, construções próximas, cachorro latindo, bebê — e até mesmo um homem adulto — chorando. Há, ainda, outras opções inusitadas, como som de urinação, vento e eco.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

A ferramenta foi criada pelo desenvolvedor Sam Lavigne e está disponível gratuitamente. Em um vídeo-tutorial, Lavigne afirma que a ideia é tornar a presença do usuário tão desagradável na reunião que afetará os demais participantes. No entanto, a depender do efeito ativado, é possível extinguir o incômodo apenas silenciando o áudio na reunião. Portanto, escolha estrategicamente.

Como utilizar o Zoom Escaper?

Para usar o widget, basta seguir o passo a passo abaixo:

  1. Acesse o site citado anteriormente e clicar no botão “Enable Microphone” (ou Permitir Acesso ao Microfone, em tradução livre);
  2. Faça o download do software de áudio VB-Cable, que viabiliza a interferência dos sons no áudio das suas reuniões;
  3. Após realizar a instalação, retorne ao site e recarregue-o;
  4. Aperte o botão de início;
  5. Ainda no site, altera a saída de áudio para “VB-Cable”;
  6. Abra o Zoom e altere o seu microfone para “VB-Cable”;
  7. Agora, basta retornar ao site do Zoom Escaper e ativar o efeito desejado.

Segundo um teste realizado pelo The Verge, as opções mais convincentes são os efeitos de construção, baixa conexão de internet, eco e o efeito de bebê chorando. Caso queira desativar a ferramenta, basta alterar o seu microfone no Zoom para a original. Vale destacar que, durante a videoconferência, o usuário não consegue ouvir os efeitos, apenas os demais integrantes da reunião.

Outros projetos de auto sabotagem

a  Slow Hot Computer/Divulgação 

Essa não é a primeira ideia do desenvolvedor ligada à auto sabotagem no ambiente de trabalho. Em 2016, ele criou o site Slow Hot Computer que, como o nome já denuncia, torna seu computador lento e superaquecido.

Um ano depois, em 2017, ele criou a ferramenta The Good Life, que envia nada menos do que 225 mil e-mails confiscados da Enron Corporation, empresa responsável por uma das maiores ondas de falência nos Estados Unidos. A ideia, segundo o desenvolvedor, é permitir que o usuário viva o evento através das mensagens enviadas pela companhia na época.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.