Easter eggs do Android: todos os segredos do sistema da Google

5 min de leitura
Imagem de: Easter eggs do Android: todos os segredos do sistema da Google

Quem é usuário do Android há alguns anos sabe que existe uma tradição no sistema operacional: a cada nova versão, uma opção nas configurações da plataforma exibe um segredo em forma de desenho ou animação.

Esses easter eggs são pequenos segredos adicionados por desenvolvedores em softwares e sistemas operacionais — seja como um bônus para os usuários mais curiosos, seja como uma espécie de assinatura ou brincadeira da equipe que trabalhou duro para colocar um produto no mercado.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Com mais de 1 década de vida, o Android já acumulou diversas dessas brincadeiras. A seguir, conheça a lista completa até agora e o significado de cada um dos segredos.

Como ativar os easter eggs?

Na grande maioria dos celulares Android, para ativar o easter egg basta acessar as configurações do telefone. Em seguida, vá em "Sistema" e depois em "Sobre o telefone". Nessa tela, toque várias vezes no item que lista a versão instalada do Android. O nome e a posição desse menu podem variar de acordo com a marca do aparelho.

Gingerbread (Android 2.3)

O primeiro easter egg do Android veio na versão 2.3 e é, no mínimo, curioso pelo estilo. Trata-se de uma pintura que mostra o tradicional mascote da plataforma ao lado de um boneco de gengibre zumbi. Atrás, vários mortos-vivos com um celular no ouvido.

Gingerbread.Gingerbread.Fonte:  How to Geek 

A ilustração foi criada pelo artista Jack Larson, um amigo da então chefe da equipe de framework do Android.

Honeycomb (Android 3.0)

Honeycomb.Honeycomb.Fonte:  How to Geek 

A Honeycomb foi a primeira versão do Android otimizada para tablets. O segredo do sistema é também uma única arte estática, mostrando o robô da plataforma na cor azul e com um aspecto de abelha. Isso faz todo o sentido: honeycomb é um doce caramelizado feito a partir de favo de mel.

Ice Cream Sandwich (Android 4.0)

Esse foi o primeiro easter egg em duas etapas. Ao ser descoberto, ele parecia somente uma ilustração em pixel art do robô do Android com uma "roupa" de sanduíche de sorvete.

Ice Cream Sandwich.Ice Cream Sandwich.Fonte:  Android Community 

Entretanto, ao segurar o dedo no desenho por alguns segundos, ele é expandido para uma animação que remete ao clássico Nyan Cat, mostrando vários robôs passeando pelo céu.

Jelly Bean (Android 4.1)

Novamente em duas etapas, o easter egg dessa versão brinca com o doce que inspirou o nome da atualização: jujubas. Quando acessada, a primeira imagem é um desenho de uma única bala gigante e sorridente.

Ao pressionar a tela um pouco, você tem acesso ao segredo: uma multidão de jujubas que podem ser movidas como desejar, deslizando o dedo pelo display.

KitKat (Android 4.4)

O KitKat foi a primeira versão do Android que envolveu uma parceria publicitária com uma marca de doces. Seu easter egg tem três estágios, um mais complexo que o outro.

A primeira etapa é somente a letra K, que deve ser girada na tela. Ela é substituída pela logo da versão e, posteriormente, por um conjunto de ícones em formatos quadrado e retangular que lembram, ao mesmo tempo, os estilos de ilustração do Windows 8 e do jogo Candy Crush.

Lollipop (Android 5.0)

A versão "pirulito" do Android esconde uma homenagem a um dos maiores fenômenos de 2014: Flappy Bird, o jogo mobile extremamente simples que foi descontinuado depois de pouco tempo pelo próprio criador.

Lollipop.Lollipop.Fonte:  Redmond Pie 

Ao acessar o segredo, primeiro você verá a logo da versão Lollipop. Ao tocar na tela, a cor do pirulito vai mudando. Repita o processo algumas vezes até acessar o jogo. O funcionamento é simples: toque na tela para dar um impulso no personagem e o faça ultrapassar os obstáculos sem encostar nos objetos que saem do teto ou do chão. Assim como o original, ele é bem mais desafiador do que parece.

Marshmallow (Android 6.0)

O item escondido nessa versão é muito parecido com o jogo no estilo Flappy Bird do Lollipop, porém com os obstáculos remetendo ao novo doce. A diferença é que a tela traz um botão em forma de + que, quando pressionado, permite a entrada de até cinco jogadores para tentar escapar dos obstáculos ao mesmo tempo.

A primeira tela é uma ilustração do Android Marshmallow em duas etapas: primeiro em forma da letra M, depois com o visual mais conhecido.

Nougat (Android 7.0)

O minigame do Android Nougat é curioso, complexo e sem muito sentido: basicamente, trata-se de uma coleção virtual de gatinhos nos moldes do sucesso Neko Atsume.

O ícone nas notificações.Ícone nas notificações.Fonte:  How to Geek 

Após destravar o jogo pelo método tradicional, um novo ícone aparece no menu de notificações.

Nougat.Nougat.Fonte:  Kyle Niewiada 

Ao se ativado, serve como um prato de comida para "atrair" novos gatinhos, que são diferenciados por números e características físicas, como manchas e cores variadas.

Oreo (Android 8.0)

A segunda marca que virou uma versão do Android traz um easter egg bem curioso e menos desafiador do que os anteriores. Inicialmente, você se depara com a logo do Android em uma bolacha recheada.

Oreo.Oreo.Fonte:  Android Police 

Ao pressionar a ilustração, você passa a controlar uma espécie de polvo, porém com a cabeça no formato do robô do Android Oreo. Ele se movimenta de forma bastante errática pela tela e tem tentáculos que grudam nas laterais, sendo um passatempo divertido por alguns minutos.

Pie (Android 9.0)

Na última versão até agora a receber o nome de um doce, o segredo é um aplicativo de desenho bastante simples que não chegou a ser lançado na Google Play Store.

O app de desenho.App de desenho.Fonte:  phoneia 

Ele permite que você faça rabiscos ou escreva mensagens coloridas usando o dedo com poucas opções de personalização de cor e formato.

Pie.Pie.Fonte:  bloggerexpert 

Esse app não apareceu em todos os celulares: boa parte dos modelos Android apenas exibe uma animação com a letra P, com o esquema de cores mudando a cada novo toque na tela.

Android 10

O Android que comemora 1 década de vida da plataforma e não trouxe uma homenagem a um doce teve o easter egg descoberto ainda nas versões Beta.

Android Q.Android Q.Fonte:  SecInfinity 

A primeira etapa envolve uma ilustração do Android 10 que esconde uma "chave". Tudo o que você precisa fazer é mover o número 1 e transformá-lo na perna de uma letra Q — o Android 10 seria o Android Q, caso a nomenclatura antiga fosse respeitada.

Android 10.Android 10.Fonte:  Android Authority 

Após formar a letra, você tem acesso ao segundo estágio do segredo: um quebra-cabeças de quadrados que devem ser preenchidos até formarem uma figura. O "jogo" resulta em vários ícones do sistema do Android, como os símbolos de volume e bateria.

Android 11

A mais recente versão estável do sistema, o Android 11 teve o segredo revelado em setembro de 2020. Ele começa com um medidor de volume; para ativar a brincadeira, você deve girá-lo em sentido horário três vezes até a logo do Android 11 aparecer.

Em seguida, um emoji de gato surge na tela, indicando que essa é uma espécie de evolução do jogo presente no Android Nougat. Usando os novos menus em bolha do sistema, você pode habilitar um brinquedo, uma tigela de comida e uma fonte de água para o bichano.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.