Primeiro celular com Android faz 10 anos e mostra como o sistema evoluiu

1 min de leitura
Imagem de: Primeiro celular com Android faz 10 anos e mostra como o sistema evoluiu

Depois de ser rejeitado pela Samsung e comprado pela Google, o sistema operacional Android foi desenvolvido e lançado comercialmente em um smartphone no dia 23 de setembro de 2008, há 10 anos. E nada melhor para entender a evolução de uma plataforma que dar uma olhada em como ela era no início.

Embora o iPhone tenha sido lançado no ano anterior, o conceito de um celular com conexão à internet ainda estava muito mais próximo do que vimos em aparelhos da BlackBerry do que na navegação por gestos atual. É por isso que o HTC Dream (chamado de T-Mobile G1 nos Estados Unidos e em alguns países da Europa) tinha um teclado físico, bem no estilo dos anos 2000, e ainda nem permitia o uso de um teclado na tela.

Um celular.

As análises da época dão uma amostra de como talvez essa não tenha sido a melhor forma de apresentar um novo sistema aos consumidores. A publicação Pocket Lint, por exemplo, recomendou que as pessoas esperassem por entre seis meses a um ano para ver como o Android evoluiria. Já no Engadget, a lentidão e algumas inconsistências na interface foram criticadas, embora as inovações da plataforma sejam apontadas como um ponto positivo importante.

Mesmo com essas limitações iniciais, o Android não parou de ganhar popularidade, especialmente pelo fato de ser mais aberto e permitir que outras empresas o utilizassem e modificassem, indo na contramão de competidores como Symbian, Windows Mobile e até mesmo do próprio iOS. Não demorou para que ele ultrapassasse todos e se tornasse o sistema móvel mais popular do mundo apenas dois anos depois do HTC Dream.

Hoje o Android tem mais de 2 bilhões de usuários ativos e está presente em mais de 40% dos dispositivos conectados à internet, de acordo com dados da StatCounter, ultrapassando até mesmo o Windows para se tornar o sistema mais popular entre todas as plataformas. Para conhecer mais dessa trajetória, assista abaixo o capítulo da série História da Tecnologia sobre o Android.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.