Novo visual do Android 12 é revelado em imagens vazadas

1 min de leitura
Imagem de: Novo visual do Android 12 é revelado em imagens vazadas
Imagem: XDA Developers

A Google pode realizar grandes mudanças no design do Android 12, de acordo com uma série de imagens do sistema que surgiram na web. A nova versão, que deve chegar integralmente na segunda metade do ano, trará uma interface de usuário renovada e com aprimoramentos, segundo as imagens vazadas.

As capturas de tela foram obtidas pelo site XDA Developers e saíram de documentos oficiais da Google enviados para desenvolvedores. As imagens podem não representar a edição final do Android 12, mas exibem conceitos que devem ser aplicados no sistema operacional móvel.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Android 12 pode ter um novo sistema de widgets para conversasAndroid 12 pode ter um novo sistema de widgets para conversasFonte:  XDA Developers 

A nova edição do sistema operacional pode contar com uma área de notificações diferente, com novos ícones e divisões. Uma das capturas mostra aplicativos de conversas agrupados em uma aba, enquanto o restante dos alertas de apps aparece logo abaixo.

A categorização de notificações estaria ligada com um novo sistema de widgets. Após a Apple adotar a funcionalidade no iOS 14, a Google estaria preparando uma renovação da ferramenta para o Android 12, incluindo a exibição de chats individuais com um novo design.

Segundo a documentação, a empresa chama os widgets de conversas de "atalhos de chat". A função permite criar um balão de contato na Home do smartphone com avatar, nome do usuário e um breve espaço para exibir conteúdos.

Privacidade

A interface do Android 12 contará com melhorias voltadas para privacidade, segundo imagens vazadasA interface do Android 12 contará com melhorias voltadas para privacidade, segundo imagens vazadasFonte:  XDA Developers 

A Google também pode dar mais foco para a privacidade no Android 12. As imagens mostram que a barra de notificações também exibirá ícones de microfone e câmera quando um aplicativo estiver utilizando os sensores.

Ao pressionar nos ícones, o usuário pode ver quais apps estão captando informações e gerenciá-los com facilidade. Assim, é possível desativar o uso de microfone, câmera e localização sem a necessidade de navegar em diversos menus.

Todos os detalhes que apareceram até agora não foram confirmados pela Google. Porém, como as informações vieram de fontes oficiais da empresa, pode ser que alguns dos detalhes presentes nas capturas conceituais deem as caras na versão final do Android 12. O sistema operacional ainda está em desenvolvimento e chega no final de 2021.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.