'Ler depois' do Google Chrome entra em fase de testes para Android

1 min de leitura
Imagem de: 'Ler depois' do Google Chrome entra em fase de testes para Android
Imagem: XDA-Developers/Reprodução
Avatar do autor

O Google Chrome Canary para Android recebeu a função “Ler depois” que reúne artigos de interesse da internet para leitura posterior. Um novo botão para marcação de uma página aparece ao apertar e segurar em um link, levando o link e título da página para a seção “Marcações” do navegador.

Ainda em desenvolvimento, o “Ler depois” (ou “Read later”, como apresentado pelas capturas de tela do site XDA-Developers) ainda está em fases iniciais e dá sinais de que ainda está incompleto. A ferramenta, por exemplo, ainda não sincroniza entre dispositivos da mesma conta e acaba não sendo tão útil quanto a criação de uma nova página de “Favoritos”.

Os links selecionados e direcionados para a leitura posterior ficam reunidos na seção “Lista de leitura” (ou “Reading list”), uma pasta da seção de marcações. De lá, os artigos são separados em páginas lidas e ainda não lidas, cada uma delas seguida por um botão com menu de opções.

A  XDA Developers/Reprodução 

Considerando que a ferramenta ainda apresenta características de estar em estados iniciais para testes, ela parece ser especialmente interessante para incentivar a leitura pelo navegador. Levar o leitor diretamente para os artigos que lhe despertaram interesse é uma ótima estratégia para alimentar o hábito de consumo de textos.

Como testar o "Ler depois" do Google Chrome

Atualmente, a ferramenta está disponível no Google Chrome 88 como um recurso experimental. Com o navegador atualizado, acesse a página chrome://flags/#read-later para ser direcionado rapidamente para a ativação da ferramenta.

Saiba que habilitá-lo previamente não te garantirá a experiência completa que a Google pretende entregar e podem ocorrer bugs durante a utilização.

Não há previsão para o lançamento do “Ler depois” na versão pública do Google Chrome, tampouco para a distribuição para navegador ou iOS. Até lá, esperamos que a companhia adicione a sincronização entre dispositivos, diversifique os meios de marcação para textos ou até adicione atalho dedicado na barra superior do navegador.

'Ler depois' do Google Chrome entra em fase de testes para Android