Tutorial: como configurar o ambiente Node.js no IBM Cloud

3 min de leitura
Patrocinado
Imagem de: Tutorial: como configurar o ambiente Node.js no IBM Cloud

IBM Cloud é uma plataforma de computação em nuvem com o ambiente ideal para o desenvolvimento de aplicações e serviços nativos baseados em nuvem. A solução oferece flexibilidade e segurança para os negócios, além de recursos avançados de inteligência artificial (IA) e para dados.

Neste texto, em parceria com a plataforma  IBM Blue Profile, que ajuda programadores a trilharem sua jornada no mercado de tecnologia, trazemos um tutorial específico para quem deseja desenvolver aplicações nativas no IBM Cloud. Vamos mostrar passo a passo como fazer a configuração do ambiente Node.js e indicar como obter mais informações sobre o tema.

O que são aplicativos nativos da nuvem?

Do inglês cloud native applications, são componentes conhecidos como microsserviços, criados para integrar em qualquer ambiente de nuvem. O mais importante sobre essas aplicações não é onde elas são desenvolvidas, mas como são programadas e distribuídas.

Esses aplicativos atuam como blocos e geralmente são empacotados em containers. A aplicação é construída pelo trabalho em conjunto desses blocos, embora cada um possa ser escalado de modo individual, aprimorado separadamente ou integrado em outro processo de automação.

Muito ainda poderia ser dito sobre os aplicativos nativos da nuvem, como vantagens e desvantagens, arquitetura, exemplos, princípios de desenvolvimento e outros detalhes, então indicamos esta página (em inglês) para aqueles que querem se aprofundar.

Criando um app Node.js

O primeiro passo fundamental para configurar o ambiente é criar um app Node.js usando as ferramentas fornecidas pelo IBM Cloud. É possível fazer isso de duas formas:

Por meio de qualquer um desses métodos é possível gerar um aplicativo Node.js pronto para produção em alguns minutos. Como não é o objetivo deste artigo ensinar especificamente como criar um app Node.js, indicamos a leitura desta página para um aprofundamento sobre o tema.

Configurando o ambiente Node.js

Ao colocar em prática os princípios de apps nativos da nuvem, uma aplicação Node.js pode ser movida de um ambiente para outro — do teste para a produção, por exemplo — sem que seja necessário alterar o código. O problema pode acontecer quando existem diferenças significativas na forma como os ambientes estão configurados.

O Cloud Foundry usa objetos JSON em sequência e é bem diferente quando comparado com Kubernetes, que podem usar tanto valores simples como sequenciais. No desenvolvimento local, a questão das credenciais também precisa ser considerada, já que elas podem ser públicas ou privadas, o que pode gerar dificuldades para apps serem movidos de um ambiente para outro.

Seja qual for o seu objetivo, é muito importante garantir a portabilidade do programa independentemente do ambiente.

Incluindo a configuração do IBM Cloud em aplicativos Node.js existentes

O módulo ibm-cloud-env que vamos ensinar a utilizar reúne variáveis de ambiente de provedores de Cloud, como Cloud Foundry e Kubernetes, por isso o app garante a independência do ambiente.

Instale o módulo ibm-cloud-env por meio do comando a seguir:

npm install ibm-cloud-env

Inicialize o módulo em seu código referenciando o mappings.json:

var IBMCloudEnv = require('ibm-cloud-env');

IBMCloudEnv.init("/path/to/the/mappings/file/relative/to/project/root");

Recuperando credenciais de serviço

Recupere os valores em seu aplicativo usando os comandos a seguir.

Para a variável service1credentials:

// this will be a dictionary

var service1credentials = IBMCloudEnv.getDictionary("service1-credentials");

Para a variável service2username:

var service2username = IBMCloudEnv.getString("service2-username"); // this will be a string

A partir desse momento, o aplicativo pode ser implementado em qualquer ambiente de tempo de execução, abstraindo as diferenças introduzidas por meio de diferentes provedores de cloud.

Ficou interessado pelo assunto? Nesta página você pode encontrar ainda mais recursos sobre o tema.

...

Quer ler mais conteúdo especializado de programação? Conheça o IBM Blue Profile e tenha acesso a matérias exclusivas, novas jornadas de conhecimento e testes personalizados. Confira agora mesmo, consiga as badges e dê um upgrade na sua carreira!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.