Google lança 'Modo visitante' para dispositivos inteligentes

1 min de leitura
Imagem de: Google lança 'Modo visitante' para dispositivos inteligentes
Imagem: Google/Reprodução

Com o objetivo de aumentar a privacidade dos usuários, a Google lançou nesta quarta-feira (13) o “Modo Visitante” para dispositivos da marca como alto-falantes e monitores inteligentes. A novidade permite manter as suas interações com a assistente virtual da empresa ainda mais seguras e protegidas.

Quando acionada em gadgets como o Nest Audio e o Nest Hub Max, a nova funcionalidade evita que as interações com o Google Assistente sejam salvas na conta do proprietário dos aparelhos, algo interessante para quando outras pessoas estão utilizando-os.

Basta dizer “Ok Google, ative o modo visitante” para acioná-la. A partir daí, é possível fazer perguntas, reproduzir músicas, definir temporizadores, controlar outros dispositivos inteligentes e desfrutar de inúmeros recursos sem que os gadgets mostrem resultados pessoais como contatos ou entradas de calendário.

Se ativada, a função evita o armazenamento das informações sobre as interações realizadas.Se ativada, a função evita o armazenamento das informações sobre as interações realizadas.Fonte:  Google/Divulgação 

De acordo com a gigante de Mountain View, o smart speaker ou display inteligente emite um sinal sonoro diferenciado para alertar sobre a ativação do recurso, além de exibir um ícone de visitante na tela. Mas se mesmo assim você ainda estiver em dúvida, é só perguntar ao dispositivo: “O modo visitante está ativado?”.

Útil em diferentes situações

Como o próprio nome sugere, o novo recurso é interessante para os momentos em que você recebe convidados e oferece a eles a possibilidade de usar seus dispositivos inteligentes sem que os dados das interações fiquem armazenados neles.

Mas a função pode ser útil em várias outras situações, como nos momentos em que você está à procura de um presente para alguém da casa, por exemplo, e não quer que as sugestões apareçam no smart display. O recurso fica ativo enquanto não for desligado, e para tanto é só falar: “Ok Google, desative o modo visitante”.

A novidade já está disponível em inglês nos alto-falantes e monitores do Google Nest. Outros idiomas e dispositivos receberão a ferramenta ao longo dos próximos meses.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.