Macs com Apple M1 estão 'brickando' na restauração do macOS

1 min de leitura
Imagem de: Macs com Apple M1 estão 'brickando' na restauração do macOS
Imagem: Apple

Compradores de computadores Mac equipados com o Apple M1 estão relatando o travamento do aparelho após uma restauração de sistema. Segundo as descrições, o computador apresenta uma mensagem de erro durante o processo de reinstalação do SO, mas não consegue reiniciar o sistema anterior, travando o aparelho.

Até o momento, são três relatos semelhantes dentro dos fóruns do site MacRumors. Eles contam que tentaram, sem sucesso, restaurar o MacOS dos novos Macs para a versão de fábrica (como uma formatação comum), mas se depararam com uma mensagem de erro persistente: “Um erro aconteceu enquanto preparávamos a atualização. A personalização da atualização de software falhou. Por favor tente novamente.”.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

“Eu tinha acabado de receber meu MacBook Pro com M1 e MacBook Air, e já que não preciso de nenhum software incluído, é um procedimento padrão restaurar o sistema operacional para me livrar rapidamente de coisas como o Garage Band e o iMovie.”, comentou o usuário RyanFlynn em uma das publicações do fórum. “Durante o procedimento de instalação, um erro relacionado a ‘customização da atualização do sistema’ aconteceu.”.

a  MacRumors/Reprodução 

Depois disso, RyanFlynn entrou em contato com o suporte da companhia, o Apple Care e, horas depois agarrado ao telefone, foi informado pelo atendente que outras 75 pessoas ligaram relatando o mesmo problema e que eles ainda não tinham uma solução. “Foi recomendado que eu devolvesse meu aparelho, ou esperasse por uma solução. Sem ter um sistema operacional funcional, não há como instalar futuras atualizações. O aparelho foi completamente inutilizado.”, finalizou.

A dispendiosa solução

Outros usuários que foram vítimas do problema encontraram uma possível solução para o problema. Eles lembraram de instruções do suporte da Apple para reconfiguração de dispositivos equipados com o Apple M1 — processo que exige a última versão do Apple Configurator 2, um Mac alternativo em perfeito funcionamento e um cabo para conectá-los.

Realizando esse processo, o firmware do Mac afetado é restaurado e atualiza o recoveryOS para a última versão, desinstalando e instalando a versão do macOS e excluindo todos os dados pessoais. Segundo o MacRumors, dois leitores participantes dos fóruns contornaram a falha geral com essa solução.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.