Apps de iPhone e iPad serão compatíveis com novos Mac

1 min de leitura
Imagem de: Apps de iPhone e iPad serão compatíveis com novos Mac

A Apple anunciou nesta terça-feira (10) sua mais nova linha de dispositivos Mac, acompanhados com o processador M1, chamado pela empresa de 'mais rápido do mundo'. Com ele, será possível utilizar aplicativos de iPhone e iPad nativamente sem a necessidade de auxílio de programas como o Catalyst — contudo, a portabilidade e integração deles ainda depende da aprovação dos desenvolvedores.

Apresentada no evento One More Thing (Mais Uma Coisinha), a novidade estará presente nos novos Macbook Air, Macbook Pro 13" e Mac mini e todos os futuros dispositivos que contarem com o processador M1.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Embora a Apple já tenha criado ferramentas para auxiliar essa integração entre seus celulares e computadores, seu uso não é mais estritamente necessário, o que deve facilitar o processo para muitos desenvolvedores.

Alguns dos recursos contidos no novo processador M1 da Apple. (Fonte: Apple via GSM Arena / Reprodução)Alguns dos recursos contidos no novo processador M1 da Apple. (Fonte: Apple via GSM Arena / Reprodução)Fonte:  GSM Arena, Apple 

A compatibilidade dos aplicativos, entretanto, ainda depende de certa aprovação dos desenvolvedores para funcionarem, como ocorreu no caso dos aplicativos do Facebook e Google, que optaram por não disponibilizar a integração entre dispositivos, segundo o site TechCrunch. Durante a apresentação, a Apple apresentou uma demonstração com alguns aplicativos famosos do iPhone que já funcionam, como o jogo Among Us e o serviço de streaming HBO Max.

O site TechRadar afirma que, caso feita corretamente, a portabilidade dos aplicativos poderá funcionar até mesmo em dispositivos Apple sem o novo processador M1, como é o caso das versões Mac com Intel.

Nesse sentido, a Apple está trabalhando na nova ferramenta Rosetta 2, que deve auxiliar os desenvolvedores e trazer mais aplicativos para as versões "não-M1" do Mac. Outros aplicativos, como o Adobe Photoshop, devem estar totalmente otimizados apenas em 2021, indicando que os programas antes exclusivos de Mac também dependem de certa adaptação ao novo processador.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.