macOS Big Sur é oficialmente lançado e traz novidades

1 min de leitura
Imagem de: macOS Big Sur é oficialmente lançado e traz novidades
Imagem: Apple

A Apple lança nesta quinta-feira (12) a mais nova versão de seu sistema operacional para computadores e notebooks proprietários, o macOS Big Sur.

Nomeado em homenagem à cadeia de montanhas homônima na Califórnia, ele traz mudanças estéticas em sua interface, reformulações de seus aplicativos e outras novidades. Embora bastante moderna, a nova versão retém a sensação clássica proporcionada pelo macOS.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Nova Central de Notificações do Big Sur. (Fonte: Apple via MacRumors / Reprodução)Nova Central de Notificações do Big Sur. (Fonte: Apple via MacRumors / Reprodução)Fonte:  Apple via MacRumors 

Entre as novidades, estão a Central de Controle mais intuitiva e Central de Notificações com widgets, similar aos encontrados na nova versão do iOS.

Para a navegação na internet, o macOS Big Sur trouxe melhorias para o Safari, que agora está mais rápido e conta com uma nova página inicial personalizável. O navegador agora conta com abas redesenhadas que possuem a função de "espiada", para checar o conteúdo da página antes de abri-la e suporte para traduções de linguagem diretamente no navegador.

Outra importante novidade é a possibilidade de adaptar extensões do Chrome e Firefox, com direito a um controle melhorado de privacidade que permite a escolha de que sites elas irão funcionar.

Muitas mudanças no Safari focam em privacidade, incluindo um novo rastreador de trackers. (Fonte: Apple via MacRumors / Reprodução)Muitas mudanças no Safari focam em privacidade, incluindo um novo rastreador de trackers. (Fonte: Apple via MacRumors / Reprodução)Fonte:  Apple via MacRumors 

Outros aplicativos que receberam atenção foram: Mensagens, que conta com novas opções e facilidades como o suporte para menções, conversas fixadas, criação de Memojis e melhorias no buscador; Mapas, com novas funções integradas como o Look Around ('Olhe ao Redor', traduzido em português), mapas internos e guias com os principais pontos turísticos e atrações de uma região.

Apesar das mudanças menores, os aplicativos Fotos e Bateria também receberam atenção, com melhorias e modificações de layout para oferecer uma experiência mais intuitiva para o usuário. O macOS Big Sur já está oficialmente disponível para dispositivos Mac compatíveis.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.