Odiou os novos ícones da Google? Veja como voltar aos antigos

1 min de leitura
Imagem de: Odiou os novos ícones da Google? Veja como voltar aos antigos
Imagem: Google/Divulgação
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

Se a mudança no layout do Facebook fez muita gente ranger os dentes pela impossibilidade de se voltar ao modelo antigo, quem odiou os novos ícones da Google pode festejar: tem como restaurar os antigos, pelo menos no Chrome.

Quem usa o navegador da Google ou ainda o Microsoft Edge (a solução para Firefox está a caminho) pode baixar a extensão Restore old Google icons para ter os ícones antigos de volta. Depois de instalar o recurso, recarregue as páginas com os serviços da Google e respire aliviado.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Pior ou melhor?

As mudanças nos aplicativos Google (agora reunidos no Google Workplace, que substituiu o G Suite) não foi consenso nem entre usuários, nem entre designers. A mudança foi provocada principalmente pela visibilidade que outras plataformas ganharam durante a pandemia –  novatos como Zoom, Slack, Asana e até mesmo o Teams da Microsoft.

.  Twitter/Killed by Google/Reprodução 

O pai dos novos ícones é Javier Soltero, ex-Microsoft que trocou de casa no ano passado para supervisionar uma reformulação tanto nas linhas de produtividade como na comunicação da Google – o resultado de seu trabalho desembocou no Google Workspace e seus novos ícones multicoloridos.

Usuários no Twitter foram os primeiros a reclamar da semelhança entre os ícones. O repórter do site Ars Technica Ron Amadeo sugeriu, em sua conta no Twitter, uma solução simples para restaurar os ícones no celular Android: os do Android 6 Marshmallow. "Cada ícone aqui é uma melhoria em relação aos ícones atuais. Precisamos retroceder."

A indignação foi bem resumida pelo usuário Killed by Google.

.  Twitter/Killed by Google/Reprodução 

O ex-designer principal do Twitter Josh Brewer também odiou a mudança: “Os novos ícones carecem de diferenciação a ponto de agora eu ter que prestar mais atenção para ter certeza de que estou acessando o aplicativo que acho que estou ", diz ele, acrescentando que as mudanças jogam fora anos de fidelidade à marca.

E vem mais por aí:

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.